Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1614
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBezerra, Maria do Socorro Soares-
dc.contributor.authorCoelho, Marilene Ribeiro de Sousa-
dc.date.accessioned2020-02-07T15:39:48Z-
dc.date.available2020-02-07T15:39:48Z-
dc.date.issued2019-12-27-
dc.identifier.citationCoelho, Marilene Ribeiro de Sousa. O uso dos computadores na Prática pedagógica: desafios para os professores da Escola Paroquial Cristo Rei. 2019. 57. f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, UFT, Tocantinópolis, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/1614-
dc.description.abstractThis paper aims to reflect on the use of computers as a tool of new technologies in the pedagogical practices of teachers in a school in the city of Tocantinópolis, we will approach how the historical process of technologies in Brazil, discussion about the use and impacts of this technology at school, as well as reflect on the importance of teacher education to work with new technologies in their pedagogical practices. As theoretical basis we bring some authors, such as Moraes (2002), Nascimento (2007), Cox (2004), kenski (2012), among others. The discussions in this paper were about the use of new technologies (computer) at school and how the implementation process affects the institutional environment as a whole, in view of the challenges faced, the training and updating of educators to exercise their pedagogical practice with innovative methodologies that contribute to the formation of individuals. The study was necessary to understand how the process and / or the technological backlash occurred at school and how it directly affects the work of teachers today. It is important to have knowledge about these facts, which are present, and most of the time, go unnoticed for not having professionals prepared to use it, leaving education outdated. The methodology used for this work were bibliographic studies, readings, internet research and field research. And the instruments for the field research were questionnaires applied to some staff and teachers, observation in the physical space of the Cristo Rei Parish School. The results were obtained through the analysis, interpretation and tabulation of the data collected during the research. Noting that teachers are not fully equipped and prepared to use computers in their pedagogical practices.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livrept_BR
dc.subjectTecnologias educacionaisspt_BR
dc.subjectProfessores.pt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectComputadorespt_BR
dc.subjectEducational Technologiept_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subjectComputerpt_BR
dc.titleO uso dos computadores na Prática pedagógica: desafios para os professores da Escola Paroquial Cristo Rei.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como finalidade refletir sobre o uso dos computadores como ferramenta das novas tecnologias nas práticas pedagógicas dos professores em uma escola conveniada do município de Tocantinópolis, faremos abordagem de como se deu o processo histórico das tecnologias no Brasil, discussão sobre o uso e os impactos dessa tecnologia na escola, bem como refletir sobre a importância da formação dos professores para trabalhar com as novas tecnologias em suas práticas pedagógicas. Como embasamento teórico trazemos alguns autores, como Moraes (2002), Nascimento (2007), Cox (2004), kenski (2012), entre outros. As discussões realizadas neste trabalho foram acerca do uso das novas tecnologias(computador) na escola e como o processo de implantação afeta o ambiente institucional como um todo, tendo em vista os desafios enfrentados, a formação e atualização dos educadores para exercerem sua prática pedagógica com metodologias inovadoras que contribua para a formação dos indivíduos. O estudo se fez necessário para compreendermos como se deu o processo e/ou o retrocesso tecnológico na escola e como afeta diretamente o trabalho dos docentes na atualidade. Torna-se importante ter conhecimentos sobre esses fatos, que estão presentes, e na maioria das vezes, passam despercebidos por não ter profissionais preparados para utilizá-lo, deixando o ensino ultrapassado. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foram estudos bibliográficos, leituras, pesquisas na internet e pesquisa de campo. E os instrumentos para a pesquisa de campo foram questionários aplicados para alguns funcionários e professores, observação no espaço físico da Escola Paroquial Cristo Rei. Os resultados foram obtidos por meio da análise, interpretação e tabulação dos dados coletados durante a pesquisa. Constatando que os professores não estão totalmente equipados e preparados para utilizar os computadores em suas práticas pedagógicas.pt_BR
dc.publisher.campusTocantinópolispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIApt_BR
dc.publisher.localTocantinópolispt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marilene Coelho TCC - Pedagogia.pdf1.15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.