Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1612
Authors: Lopes, Kennedy Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: Paula, Leon de
Title: Vivências da arte: meu passado-presente e presente-futuro
Keywords: Educação do campo;Mapeamento das Emoções;Memórias;Ser em Arte;Field Education;Emotions Mapping;Memoirs;Being in art
Issue Date: 5-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Lopes, Kennedy Sousa. Vivências da arte: meu passado-presente e presente-futuro. 2019. 58 f. Monografia (Graduação) - Curso de Educação do Campo, UFT, Tocantinópolis, 2019.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa apresenta um registro da minha trajetória enquanto estudante do Ensino Médio e da Graduação, sobre os possíveis vínculos de relações que me fizeram ter outro olhar sobre a arte, possibilitando que eu mudasse minha visão, na Graduação, a respeito do que me fora apresentado quando era aluno do Ensino Médio, na Escola Estadual Dr. Ulisses Guimarães, que fica localizada em Vila Tocantins – TO, município de Esperantina – TO. Nessa mesma escola aconteceu parte do trabalho de construção do material que apresento agora e ele está baseado no uso de alguns elementos da auto-etnografia, segundo os termos de Fortin (2009) e Santos (2017). Para a coleta de dados, foram utilizados questionários que foram aplicados em quatorze alunos das sete turmas do Ensino Médio daquela Escola, além de observações que foram realizadas em algumas dessas turmas e entrevistas feitas com dois alunos do Ensino Médio, de turmas diferentes. Os dados coletados me serviram de base para entender como se procede o ensino de Artes no Ensino Médio. Durante as observações e análises, percebi que o ensino dessa disciplina, em algumas turmas, é realizado com aulas diferentes das que eu tinha quando fui aluno naquela Escola, uma vez que já estão trabalhando com outras linguagens artísticas. Mas, ainda assim, percebo que a disciplina de Artes continua desvalorizada, em comparação com as demais.
Abstract: This research presents a recordof my trajectory as a high school and undergraduate student, about the possible ties of relationships that made me take another look at art, allowing me to change my view, undergraduate, about what I was presented when he was a high school student at the Dr. Ulisses Guimarães State School, which is located in Vila Tocantins, Esperantina -TO. In that same school there was part of the work of building the material I present now and it is based on the use of some elements of auto-ethnography, according to the terms of Fortin (2009) and Santos (2017). For data collection, we used questionnaires that were applied to fourteen students from seven high school classes of that school, as well as observations that were made in some of these classes and interviews with two high school students from different classes. The data collected served as a basis for me to understand how to teach arts in high school. During the observations and analysis, I noticed that teaching this discipline in some classes is done with different classes than I had when I was a student in that school, since they are already working with other artistic languages. But still, I realize that the arts discipline remains undervalued compared to the others.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1612
Appears in Collections:Educação do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Kennedy Sousa - TCC Ed. do Campo.pdf1.25 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.