Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1611
Authors: Amorim, Francilene Lopes de
metadata.dc.contributor.advisor: Sousa, Juliane Gomes de
Title: Práticas pedagógicas em salas multisseriadas
Keywords: Práticas Pedagógicas;Salas Multisseriadas;Educação do Campo;Pedagogical Practices;Multiserialrooms;Field Education
Issue Date: 20-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Amorim, Francilene Lopes de. Práticas pedagógicas em salas multisseriadas. 2019. 53 f. Monografia (Graduação) - Curso de Educação do Campo, UFT, Tocantinópolis, 2019.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa, tem como objetivo verificar como são desenvolvidas as práticas pedagógicas em duas turmas multisseriadas, da Escola Municipal Manoel de Sousa Lima situada na comunidade Folha Grossa, zona rural do município de Tocantinópolis-TO. Com base em Freire (1986), a concepção de prática pedagógica é adjetivada pelo termo dialógica, em que a construção do conhecimento é vista como um processo realizado por ambos os atores: professor e aluno, na direção de uma leitura crítica da realidade. Como problema da pesquisa, recorre-se a seguinte indagação: como ocorre o processo de organização e efetivação das práticas pedagógicas na Escola Municipal Manoel de Sousa Lima? A pesquisa se caracteriza como sendo do tipo Estudo de Caso, de abordagem qualitativa e de natureza exploratória, além de revisão bibliográfica e documental. Como técnica de coleta de dados foram feitas entrevistas com dois professores e com a diretora da referida escola. Dentre os resultados encontrados sobre a prática pedagógica nas duas turmas pesquisadas, constata-se que é de modelo tradicional. Nessa perspectiva as práticas pedagógicas são elaboradas, majoritariamente, de maneira tradicional, em que os professores trabalham com apoio de livros didáticos urbanizados que tem pouco a ver com a realidade da comunidade e com o ensino multisseriado. Os docentes sentem dificuldades para executar suas aulas, dentre as quais, a ausência da relação ativa entre família e escola e a falta de capacitação para o ensino multisseriado. Outro resultado encontrado, refere-se a relação que se estabelece entre professor e aluno, sendo possível perceber há um bom relacionamento, porém, o que dificulta são as estratégias usadas para que as aulas tenham mais êxito em sua execução e alcancem o objetivo desejado. Por fim a pesquisa pode contribuir com reflexões no âmbito da prática pedagógica docente no contexto do ensino multisseriado.
Abstract: The present research aims to verify how pedagogical practices are developed in two multiserial classes, of the Manoel de Sousa Lima Municipal School located in the Folha Grossa community, rural area of the municipality of Tocantinópolis-TO. Based on Freire (1986), the conception of pedagogical practice is assisted by the term dialogical,in which the construction of knowledge is seen as a process carried out by both actors: teacher and student, in the direction of a critical reading of reality. As a problem of the research, the following question is used: how does the process of organization and implementation of pedagogical practices occur at the Manoel de Sousa Lima Municipal School? The research is characterized as being of the case study type, qualitative approach and exploratory nature, as well as bibliographic and documentary review.As a data collection technique, interviews were conducted with two teachers and the principal of this school. Among the results found about pedagogical practice in the two classes studied, it is found that it is traditional model. In this perspective, pedagogical practices are elaborated, mainly, in a traditional way, in which teachers work with the support of urbanized textbooks that have little to do with the reality of the community and multiserialized teaching. Teachers find it difficult to perform their classes, among which, the absence of the active relationship between family and school and the lack of training for multiserial education. Another result found refers to the relationship that is established between teacher and student, being possible toperceive there is a good relationship, however, what makes it difficult to are the strategies used to make classes more successful in their execution and achieve the goal Desired. Finally, research can contribute reflections in the context of teaching pedagogical practice in the context of multiserial teaching.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1611
Appears in Collections:Educação do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Francilene Amorim - TCC Ed. do Campo.pdf1.56 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.