Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1599
Authors: Araújo, Bárbara Carvalho de
metadata.dc.contributor.advisor: Padilhas, Orranette Pereira
Title: Esporte adaptado: um estudo acerca da percepção e metodologias dos professores de educação física nas escolas de Tocantinópolis-TO
Keywords: Educação Física.;Esporte Adaptado;Educação Física Adaptada;Physical Education;Adapted Sport;Adapted Physical Education
Issue Date: 23-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Araújo, Bárbara Carvalho de. Esporte adaptado: um estudo acerca da percepção e metodologias dos professores de educação física nas escolas de Tocantinópolis-TO. 2019. 47 f. Monografia (Graduação) - Curso de Educação Física, UFT, Tocantinópolis, 2019.
metadata.dc.description.resumo: O esporte adaptado ou desporto adaptado surgiu como um importante meio na reabilitação física, psicológica e social para pessoas com algum tipo deficiência, ele consiste em adaptações e modificações em regras, materiais, locais para as atividades possibilitando a participação das pessoas com deficiências nas diversas modalidades esportivas. Este trabalho teve como objetivo verificar a percepção dos professores de Educação Física acerca da aplicação do esporte adaptado, para alunos com ou sem deficiência, no âmbito escolar na cidade de Tocantinópolis-To. A metodologia adotada trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, objetivos descritivos e de natureza aplicada, realizada com Professores de Educação Física da rede estadual de ensino utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada aplicada por meio de questionário. À apreciação dos dados qualitativos, foi por meio da análise de conteúdo, segundo Bardin (2009), das quais suas categorias e códigos foram apresentados quantitativamente. Os resultados demonstram que em uma visão geral o esporte adaptado se mostra como importante conteúdo a ser trabalhado nas aulas de Educação Física na escola, devendo ser apreendido como elemento da cultura corporal do movimento, sendo considerado em seus aspectos psicomotores, sociorrelacionais e cognitivos. Além disso, visto como importante aspecto mediador da discussão sobre a questão da inclusão com os alunos, principalmente quando utilizado para alunos sem deficiência. Face aos objetivos e resultados, conclui-se que o estudo permitiu compreender a percepção dos professores de Educação Física acerca da aplicabilidade do esporte adaptado, para alunos com ou sem deficiência no âmbito escolar da cidade de Tocantinópolis, bem como as estratégias metodológicas utilizadas pelos professores para promover a participação desses alunos em suas aulas, deixando uma contribuição metodológica para novas pesquisas, bem como, dados importantes para os docentes refletirem e buscarem um maior aprofundamento quando trabalharem com a temática.
Abstract: Adapted sport or adapted sport has emerged as an important means in physical, psychological and social rehabilitation for people with some kind of disability,it consists of adaptations and modifications in rules, materials, places for activities, enabling the participation of people with disabilities in the various modalities sports. This study aims to verify the perception of Physical Education Teachers about the application of adapted sport, for students with or without disabilities, in the school environment in the city of Tocantinópolis-TO. The methodology adopted is a study with a qualitative approach,descriptive and applied objectives, carried out with Physical Education Teachers of the state teaching network using as instruments the semi-structured interview. Qualitative data will be assessed through content analysis, according to Bardin (2009), of which their categories and codeswere presented quantitatively. The results demonstrate that in a general view the adapted sport is shown as important content to be worked in the Physical Education classes in the school, and should be apprehended as an element of the body culture of the movement, being considered in its psychomotor, sociorelational and cognitive aspects. In addition, it is seen as an important mediating aspect of the discussion on the issue of inclusion with students, especially when used for students without disabilities. In light of the objectives and results, it was concluded that the study allowed to understand the perception of Physical Education teachers about the applicability of adapted sport for students with or without disabilities in the school environment of the city of Tocantinópolis, as well as the methodological strategies used by teachers to promote the participation of these students in their classes, leaving a methodological contribution for new research, as well as importantdata for teachers to reflect and seek further development when working with the subject
URI: http://hdl.handle.net/11612/1599
Appears in Collections:Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bárbara Araújo - TCC Educação Física.pdf1.75 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.