Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/1597
Autor(a): Carneiro, Leonardo de Andrade
Orientador: Barbosa, Gentil Veloso
Título: Ferramentas digitais para aprendizagem colaborativa nos cursos de qualificação profissional da Polícia Militar do Tocantins
Palavras-chave: Aprendizado colaborativo; Interação social; Ferramentas Digitais; Polícia Militar; Collaborative learning; Social interaction; Digital Tools; Military Police
Data do documento: 21-Nov-2019
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Sistemas - PPGMCS
Citação: CARNEIRO, Leonardo de Andrade. Ferramentas digitais para aprendizagem colaborativa nos cursos de qualificação profissional da Polícia Militar do Tocantins.2019. 131f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional e Sistemas) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional e Sistemas, Palmas, 2019.
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo propor a implementação de ferramentas digitais de aprendizagem colaborativa na Polícia Militar do Tocantins nos cursos de qualificação profissional, demonstrando que a aprendizagem colaborativa pode fortalecer e desenvolver habilidades como requisito para o desenvolvimento e compartilhamento do conhecimento como ferramenta estratégica de aprendizagem resultante das interações dos participantes. Desta forma, com uma revisão bibliográfica com a publicação de três artigos e um capítulo de livro respectivamente: Uma Análise Crítica Sobre Aprendizagem: Colaborativa e Móvel Ubíquos”; “Um estudo sobre Ferramentas Digitais de Aprendizagem Colaborativa”; “Um estudo sobre Aprendizagem Mediada por Tecnologias” e “aprendizagem colaborativa e suas interfaces na aprendizagem mediada por tecnologias”. Portanto, as ferramentas de aprendizagem devem combinar teoria e prática, espaço e tempo, definindo estratégias como fatores essenciais para uma aprendizagem mais autônoma e dinâmica, favorecendo múltiplos caminhos de ensino. Com a publicação do artigo “Qualificação do Policial Militar Tocantinense frente à educação mediada pelas tecnologias” que visava conhecer o perfil e as dificuldades e se essa modalidade de ensino pode agregar conhecimento necessário para as atividades-fim do Policial Militar. A publicação do artigo “Collaborative Learning in the Military Police of Tocantins: perspective without frontier”, apresenta as vantagens do Chamilo como plataforma de aprendizagem da Polícia Militar e sua viabilidade como ferramenta de aprendizagem colaborativa. Os resultados demonstram que a aprendizagem mediada por tecnologia proporcione uma formação compartilhada, melhorando as capacidades dos profissionais e construindo conhecimento na interação entre sujeitos, sendo que os discentes possam produzir conhecimento norteando suas práticas no cotidiano e sua qualificação sem se ausentarem dos municípios por longos períodos.
Abstract: This dissertation aims to propose the implementation of digital collaborative learning tools in the Tocantins Military Police in professional qualification courses, demonstrating that collaborative learning can strengthen and develop skills as a requirement for the development and sharing of knowledge as a strategic learning tool resulting from participant interactions. Thus, with a bibliographic review with the publication of three articles and a book chapter respectively: A Critical Analysis on Learning: Collaborative and Ubiquitous Mobile"; "A study on Digital Collaborative Learning Tools"; "A study on Technology-Mediated Learning" and "collaborative learning and its interfaces in technology-mediated learning." Therefore, learning tools must combine theory and practice, space and time, defining strategies as essential factors for more autonomous and dynamic learning, favoring multiple teaching paths. With the publication of the article "Qualification of the Military Police Tocantinense in the face of technology-mediated education" that aimed to know the profile and difficulties and whether this modality of teaching can add necessary knowledge for the end activities of the Military Police Officer. The publication of the article "Collaborative Learning in the Military Police of Tocantins: perspective without frontier", presents the advantages of Chamilo as a learning platform of the Military Police and its feasibility as a learning tool Collaborative. The results show that technology-mediated learning provides shared training, improving the capacities of professionals and building knowledge in the interaction between subjects, and students can produce knowledge guiding their practices in daily life and their qualification without absent from the municipalities for long periods.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1597
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