Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1595
Authors: Coelho, Dalilla Conceição
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Marilene Soares da
Title: Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental: cenários, dificuldades e desafios.
Keywords: Educação Física;Anos iniciais;Unidocência;Dificuldades;Physical Education;Early years;United states;Difficulty
Issue Date: 30-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: COELHO, Dalilla Conceição. Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental: cenários, dificuldades e desafios. 2019. 47 f. Monografia (Graduação) - Curso de Educação Física, UFT, Tocantinópolis, 2019.
metadata.dc.description.resumo: A educação física escolar conforme mostra o contexto histórico,passou por momentos difíceis. Nos dias de hoje, a educação física na escola, ainda encontra-se em um cenário limitado para sua pratica, visto, muitas vezes, como uma disciplina de apenas recreação, ou o famoso“rola bola”. Partindo dessas considerações, torna-se necessário, investigar como a Educação Física vem sendo ministrada nas escolas. O presente estudo,caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica e de campo, com abordagem qualitativa. O referido trabalho tem como objetivo: analisar como se encontra o cenário da Educação Física nos anos iniciais, a partir das concepções de professores unidocentes de uma escola estadual de Tocantinópolis -TO .Os instrumentos utilizados,para a coleta de dados,foram: observações de aulas de duas professoras que trabalham nessa escola nas series dos anos iniciais do ensino fundamental e ainda,aplicação de questionários para as referidas professoras. A partir dos resultados da pesquisa, foi possível analisar como se encontra o cenário da Educação Física, além das dificuldades e desafios enfrentados pelos professores dessa etapa da educação básica de uma escola estadual do município de Tocantinópolis-TO.
Abstract: School physical education shows the historical context, has undergone difficult times. These days, physical education at school is still in a limited scenario for its practice, often seen as a discipline of only recreation, or the famous "ball rolls". Starting from these considerations, it becomes necessary to investigate how Physical Education has been taught in schools. The present study is characterized as a bibliographic and field research, with a qualitative approach. This work aims to analyze how the scenario of Physical Education is found in the early years, based on the conceptions of unidocente teachers of a state school in Tocantinópolis -TO. The instruments used, for data collection, were: observations of classes of two teachers working in this school in the series of the initial years of elementary school and also the application of questionnaires for these teachers. Based on the results of the research, it was possible to analyze how the scenario of Physical Education is found, in addition to thedifficulties and challenges faced by teachers in this stage of basic education of a state school in the municipality of Tocantinópolis-TO.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1595
Appears in Collections:Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dalila Coelho - TCC Educação Física.pdf927.68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.