Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/1593
Autor(a): Sobral, Natália Nascimento
Orientador: Rodrigues, Waldecy
Título: Análise do impacto socioeconômico do microcrédito do Banco do Povo no Município de Palmas
Palavras-chave: Popular bank.;Microcredit.;Local development.;Solidarity economy.;Banco popular.;Microcrédito.;Desenvolvimento local.;Economia solidária.
Data do documento: 30-Jan-2020
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: SOBRAL, Natália Nascimento. Análise do impacto socioeconômico do microcrédito do Banco do Povo no Município de Palmas. 48 f. Monografia (Graduação) – Ciências Econômicas, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo realizar a análise do impacto socioeconômico provocado pelo microcrédito do Banco do Povo no município de Palmas, Tocantins. A micro finança é como um suporte ao sistema tradicional financeiro e abarca o microcrédito como um dos serviços disponibilizados a pessoas de baixa renda. A metodologia utilizada é a qualiquantitativa com revisão de literatura baseada em trabalhos acadêmicos, livros, sites institucionais e dispositivos normativos e legais. Para alcançar o objetivo proposto, foram aplicados questionários à 15 beneficiários do microcrédito do Banco do Povo de Palmas, Tocantins, que foram clientes do banco entre 2011 e 2019. Os entrevistados foram selecionados aleatoriamente do banco de dados para realização do estudo. Nos resultados obtidos, observou-se alta frequência de utilização dos serviços do banco e o alto nível de satisfação entre os clientes em relação ao atendimento das expectativas financeiras com o beneficiamento do microcrédito em suas empresas. Por fim, conclui-se que para abranger o público alvo atingido com os serviços de microcrédito o Banco do Povo de Palmas - TO necessita de maior orçamento para pessoal/servidor público e ampla divulgação dos benefícios do microcrédito ofertado.
Abstract: This paper aims to analyze the socioeconomic impact caused by Banco do Povo microcredit in the city of Palmas, Tocantins. Microfinance is in support of the traditional financial system and embraces microcredit as one of the services available to low-income people. The methodology used is the qualitative and quantitative literature review based on academic works, books, institutional websites and legal and regulatory provisions. To achieve the proposed objective, questionnaires were applied to 15 microcredit beneficiaries of Banco do Povo de Palmas, Tocantins, who were clients of the bank between 2011 and 2019. Respondents were randomly selected from the database for the study. In the results obtained, it was observed a high frequency of use of bank services and a high level of satisfaction among customers regarding meeting financial expectations with the benefit of microcredit in their companies. Finally, it can be concluded that in order to reach the target audience with microcredit services, Banco do Povo de Palmas-TO needs a larger budget for staff / public servants and wide dissemination of the benefits of microcredit offered.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1593
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