Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/158
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Luiza Helena Oliveira dapt_BR
dc.contributor.authorCoelho, Eduardo Amorim-
dc.date.accessioned2016-04-12T14:34:08Z-
dc.date.available2016-04-12T14:34:08Z-
dc.date.issued2014-03-28-
dc.identifier.citationCOELHO, Eduardo Amorim. Letramento digital do professor de língua materna e saberes sobre a prática pedagógica: análise semiótica da interação em ambiente institucional virtual moodle. 2014. 129f. Dissertação (Mestrado em Letras: ensino de Língua e Literatura) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras: ensino de Língua e Literatura, Araguaína, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/158-
dc.description.abstractThis paper analyzes discussions of supervised teachers in training enrolled in the discipline of Research and Supervised Teaching Practice in Portuguese Language: Language and Literature, in the course of Language and Literature Portuguese and English, offered by the University of Araguaína. Belonging to Universidad Federal do Tocantins-UFT. Here we sought to describe and analyses the productions of students registered in the Discussion´s Forum in the Moodle´s Platform, taking them as subject of our investigation. The discusive genre ´´discussion´s forum´´, being based on information trading between many users, allows academics expose theirs experiences and Knowledge with colleagues, and not only with the professor, which is usually the reader of the academics productions, occasioning the formation of a community of practice focused the challenges of teaching language and literature found by the students during their first contact with their future labor camp. In this discussions, studied by discursive semiotic´s propositions (theory that folds over the signification, whose categories were taken here for bandling and of the interactions mediated by new technologies, whose articulation occasioned the emergences, beyond meaning´s regimes described in the posts and the ways that diverses elements relatives to the teaching are textualized by academics.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectGêneros discursivospt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectSemiótica discursivapt_BR
dc.titleLetramento digital do professor de língua materna e saberes sobre a prática pedagógica: análise semiótica da interação em ambiente institucional virtual moodlept_BR
dc.typeThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa as discussões em formação inicial matriculados da disciplina Investigação da Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa. Língua e Literatura, do curso de licenciatura de Letras de dupla habilitação ( língua portuguesa e língua inglesa e suas respectivas literaturas). Ofertado no campus de Araguaína pela Universidade Federal do Tocantins- UFT Buscamos aqui descrever e analisar as produções dos alunos registrados no Fórum de discussões da Plataforma Moodle, tomando-as como objeto de nossa investigação. O gênero discursivo fórum de discursão, por ser bascado na troca de informações entre diversos usuários, permite que os acadêmicos exponham experiências e conhecimentos com seus colegas, e não apenas com o professor da disciplina, que é geralmente o único leitor das produções dos acadêmicos, ocasionando a formação de uma comunidade de prática voltadas para o desafios do ensino de língua e literatura encontrados pelos sujeitos durante seus primeiros contatos com seu campo de trabalho. Nessas discursões, estudadas a partir das proposições da semiótica discursiva (teoria que se dobra sobre a significação, cujas categorias são aqui tomadas para manuseio e analise de dados). Observamos marcas características do ambiente acadêmicas e das interações medidas por novas tecnologias. Cuja articulação ocasionou o surgimento de um espaço de aprendizagem colaborativa. Nas interações analisadas sobressaem aspectos relacionados a emergência do passional e os modos como diversos elementos relativos á docência são discursívisados pelos acadêmicos.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura - PPGL

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eduardo Amorim Coelho - Dissertação.pdf18.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.