Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/156
Authors: Franco, Isaquia dos Santos Barros
metadata.dc.contributor.advisor: Cordeiro, André Teixeira
Title: Letramento literário no ensino médio: sobre a relação entre literatura e artes visuais em contos de Machado de Assis
Keywords: Letramento literário;Ensino médio;Artes visuais;Machado de Assis
Issue Date: 6-Mar-2015
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: FRANCO, Isaquia dos Santos Barros. Letramento literário no ensino médio: sobre a relação entre literatura e artes visuais em contos de Machado de Assis. 2015. 173f. Dissertação (Mestrado em Letras: ensino de Língua e Literatura) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras: ensino de Língua e Literatura, Araguaína, 2015.
metadata.dc.description.resumo: Nesta pesquisa, apresentamos uma proposta de letramento literário, embasada na relação existente entre literatura e artes visuais em contos do escritor Machado de Assis. A pesquisa inscreve-se na metodologia de pesquisa-ação, justificada por uma busca de um caminho que conduzisse alunos do ensino médio noturno à leitura de textos literários. Para a concretização deste estudo, primeiramente, realizamos uma revisão bibliográfica, no intuito de buscar uma abordagem e fundamentação teóricas em relação ao tema proposto, tendo como enfoques: o letramento e o letramento literário; uma correspondência entre literatura e artes visuais e a presença das artes plástica na obra de Machado de Assis, direcionando o olhar mais especificamente para a visualidade em três contos do referido autor. Para tanto, pautamo-nos em autores como Street (1984), Kleiman (1995), Cosson (2001), Paulino (2009), Lerner (2002), Soares (2011), Praz (1982), Horácio (2005), Gonçalves (1994 e 1997), Mello (2004), Lessing (1998), Pound (2006), Magalhães (1997), Remak (1994), Eulálio (2012), Bastide (2006), Oliveira (2001), Pereira (1973), Sträter (2009), dentre outros. O segundo momento deste trabalho constituiu-se na realização de uma pesquisa de campo, por meio da qual se investigou o perfil leitor dos estudantes participantes da pesquisa. Na sequência, desenvolvemos uma proposta de ensino-aprendizagem através de oficinas de leitura literária com alunos de uma turma de 2º ano do ensino médio de uma escola da rede pública estadual da cidade de Grajaú, Maranhão. Nesta parte do trabalho, norteamonos pelos princípios apresentados por Thiollent (2011), Barbier (2007), Ludke e André (1996). Com base nos resultados, entendemos que o trabalho com contos alicerçados nas artes visuais pode se constituir como uma prática de letramento literário na escola.
Abstract: In this paper, we present a propose of literary literacy, based on the relation between literature and visual arts in tales of Machado de Assis. This research is in action research methodology, because it represents a search of a way which leads high school students to the reading of literature texts. For conclusion of this study, first, we do a bibliography review to search an approach and theoretical basic about the proposed theme, with the focus on: literacy and literary literacy; a relation between literature and visual arts and the presence of plastic arts in works of Machado de Assis, targeting the look more specifically to the visuality in three tales of the author. Therefore, we base on the authors as Street (1984), Kleiman (1995), Cosson (2001), Pauline (2009), Lerner (2002), Smith (2011), Praz (1982), Horace (2005), Gonçalves ( 1994 and 1997), Mello (2004), Lessing (1998), Pound (2006), Magellan (1997), Remak (1994), Eulalio (2012), Bastide (2006), Oliveira (2001), Pereira (1973), Sträter (2009), among others. The second moment of this research constituted a field research, which it investigated the reader profile of students, participating of this research. Then, we develop a propose of teaching and learning by literary reading workshops with students of high school at a public school in Grajaú, Maranhão. In this part of the work in are guided by the principles presented by Thiollent (2011), Barbier (2007), Ludke and Andrew (1996). With the results, we understand the work with tales substantiated in visual arts can constitute as a practice of literary literacy at school.
URI: http://hdl.handle.net/11612/156
Appears in Collections:Mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura - PPGL

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Isaquia dos Santos Barros Franco - Dissertação.pdf6.58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.