Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/1545
Autor(a): Viana, Márcia de Brito
Orientador: Oliveira, Marco Aurélio Gomes de
Título: A Contribuição teórica do pensamento pedagógico de John Dewey para história e historiografia da educação brasileira: um estudo referente ao “estado da arte” da produção acadêmica (dissertação e tese) em programas de pós-graduação em educação.
Palavras-chave: Historiografia da Educação;Estado da Arte;John Dewey;Fonte (dissertações e teses);Education historiography;State of Art;John Dewey;Source (dissertations and theses)
Data do documento: 8-Jul-2016
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: VIANA, Márcia de Brito. A Contribuição teórica do pensamento pedagógico de John Dewey para história e historiografia da educação brasileira: um estudo referente ao “estado da arte” da produção acadêmica (dissertação e tese) em programas de pós-graduação em educação. 2016. 87 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, UFT, Tocantinópolis, 2016.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo central apresentar um estado da arte das produções acadêmicas (dissertações e teses) dos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil, produzidas no período de 1990 a 2015, sobre o Pensamento Pedagógico de John Dewey (1859 – 1952). Para tanto, dividimos este trabalho em três capítulos, no qual, o primeiro aborda os conceitos de História e Historiografia ao longo do tempo, com intuito de compreendermos algumas questões sobre o estado da arte. O segundo apresenta o pensamento pedagógico do filósofo estadunidense, incluindo as principais categorias estudadas por ele, mostrando a importância deste filósofo e seus estudos para a Educação. E por fim, no terceiro capítulo, faremos a análise dos dados referente ao estado da arte. Na realização desta pesquisa, notamos a relevância deste filósofo para a historiografia da educação brasileira, pela imensa quantidade de produtos acadêmicos que encontramos que utilizam seu pensamento pedagógico como fundamentação teórica. Outro aspecto que foi possível conhecermos nesse trabalho foi as categorias do Dewey que mais tem sido utilizadas nessas produções acadêmicas. Portanto, este trabalho justifica-se e torna-se significativo a partir das ricas informações e análises que este estado da arte proporciona e nos instiga a curiosidade de aprofundarmos nessa temática com vistas ao ingresso na pós-graduação stricto sensu.
Abstract: This work aims to present a state of the art of the academic productions (dissertations and theses) of the Graduate School Programs in Education, in Brazil, produced between 1990 and 2015, on John Dewey's Pedagogical Thinking (1859-1952). For this, we divided this work into three chapters, in which the first one approaches the concepts of History and Historiography over time, in order to understand some questions about the state of the art. The second chapter presents the pedagogical thinking of the American philosopher, including the main categories studied by him, showing his importance as a philosopher and of his studies for Education. And finally, in the third chapter, we will analyze the data regarding the state of the art. During the realization of this research, we noted the relevance of this philosopher for the historiography of Brazilian education, due to the immense amount of academic products found that use his pedagogical thinking as a theoretical reference. Another aspect that was possible to know in this work was the Dewey categories that have been most used in these academic works. Therefore, this work is justified and becomes significant because of the rich information and analysis that this state of the art provides and because it also instigates our curiosity to a deeper look in this subject aiming to enter in the graduate school.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1545
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