Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/1543
Autor(a): Silva, Raquel Angelino da
Orientador: França, Paula Marcela Ferreira
Título: O Bullying como discurso civilizador: uma análise sociológica do programa “conte até dez nas escolas”.
Palavras-chave: Bullying;Dispositivo psi;Processo;Civilizador;Bullying;psi devices;Civilizing;Process
Data do documento: 10-Dez-2018
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: SILVA, Raquel Angelino da. O Bullying como discurso civilizador: uma análise sociológica do programa “conte até dez nas escolas”. 2018. 46 f. Monografia (Graduação) - Curso de Ciências Sociais, UFT, Tocantinópolis, 2018.
Resumo: O presente trabalho tem como analisar os aspectos que envolvem as ambiguidades do termo bullying no processo de ocultação de relações de poder nas relações pessoais e conflitos pre- sentes em diversos campos. Temos como objeto de análise de material do programa “Conte até dez nas escolas”. Observamos que ações como essa exercem um controle sobre subjetividades, à medida que ignoram aspectos socioculturais importantes das trajetórias de vida sobre as quais incidem. Buscamos novas reflexões sobre o fenômeno bullying com o propósito de promover um aprofundamento da discussão em torno do termo, uma vez que se aponta uma tendência em manter a definição de bullying como sendo apenas um comportamento ligado a agressividades física e psicológica e que possui várias formas de manifestação, em detrimento de uma aceita- ção das relações de poder que dão vida a conflitos sociais e interpessoais. É importante enfatizar que a identificação de determinados conflitos como bullying tem também aspectos positivos, pois, conflitos ignorados passam a serem percebidos e de algum modo enfrentados. Tendo como método central desta investigação a análise de discurso e análise de conteúdo, através dos re- sultados obtidos se evidenciou como o dispositivo bullying é instituído como técnica de go- verno, um dispositivo psi que ao invés de controlar e erradicar a violência acaba por reproduzi- la. Percebemos que o uso do vocábulo para a identificação dos conflitos escolares entre alunos é uma alternativa para diferenciar este tipo de violência de outras formas de violência. Mas, é necessário conhecermos e entendermos os fenômenos assim identificados desde as estruturas sociais que os formam até as consequências que geram para os envolvidos e os artifícios de combate ao problema.
Abstract: The present work has as an analysis the aspects that involve the ambiguities of the term bullying in the process of concealment of relations of power in the personal relations and prevailing conflicts in several fields. We have as object of material analysis of the program "Count up to ten in schools". We observe that actions like this exert a control over subjectivities, as they ignore important sociocultural aspects of the life trajectories on which they affect. We seek new reflections about the bullying phenomenon with the purpose of promoting a deepening of the discussion around the term, since a trend is pointed out in maintaining the definition of bullying as being only a behavior linked to physical and psychological aggression and that it has several forms of manifestation, to the detriment of an acceptance of the relations of power that give life to social and interpersonal conflicts. It is important to emphasize that the identification of cer- tain conflicts as bullying also has positive aspects, because ignored conflicts are perceived and somehow confronted. Having as a central method of this research the analysis of discourse and content analysis, through the obtained results was evidenced how the bullying device is insti- tuted as a government technique, a psi device that instead of controlling and eradicating vio- lence ends up reproduce it. We have noticed that the use of the word for the identification of school conflicts among students is an alternative to differentiate this type of violence from other forms of violence. But it is necessary to know and understand the phenomena thus identified from the social structures that form them to the consequences they generate for those involved and the artifices to combat the problem.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1543
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