Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/1538
Autor(a): Cruz, Yonara Laize Rocha
Orientador: Silva, Cícero da
Título: Precarização da educação e fechamento de uma escola do campo em um município do Bico do Papagaio, Tocantins.
Palavras-chave: Escola do campo;Comunidade;Formação;Educação do Campo;School of the field;Community;Formation;Rural Education
Data do documento: 14-Nov-2018
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: CRUZ, Yonara Laize Rocha. Precarização da educação e fechamento de uma escola do campo em um município do Bico do Papagaio, Tocantins. 2018. 86 f. Monografia (Graduação) - Curso de Educação do Campo, UFT, Tocantinópolis, 2018.
Resumo: Esta monografia objetiva investigar o processo de fechamento da Escola Municipal São Sebastião, situada na comunidade Ribeirão Grande II. Esse distrito conta com uma população de aproximadamente 450 pessoas e está localizado na área rural do município de Tocantinópolis-TO. Com base no disposto previsto na Lei 12.960/2014 (BRASIL, 2014) e, considerando que desde o ano de 2015 essa unidade escolar encontra-se fechada, o propósito do estudo é investigar e compreender os principais motivos que levaram o poder público a transferir a Escola Municipal São Sebastião do povoado Pedro Isaias para o povoado Chapadinha, em Tocantinópolis-TO, fechando-a posteriormente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como um estudo de caso. Como proposta metodológica para coleta e geração de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com atores sociais da comunidade, sendo: 06 (seis) ex-professores, 06 (seis) ex-estudantes da unidade escolar, 06 (seis) pais dos alunos e a Secretária de Educação do município. Também foram coletados documentos da escola-campo, e a partir dos dados fornecidos pelos colaboradores da pesquisa os mesmos foram tratados utilizando a análise de conteúdo. Os resultados mostraram que a unidade de ensino no povoado Pedro Isaias foi fechada oficialmente por falta de infraestrutura e por estar edificada em local inapropriado, além de não possuir documentação do terreno. Estes motivos ocasionaram a transferência do prédio para o povoado Chapadinha, visto que a Secretaria de Educação do município argumentava ser necessária a mudança para oferecer uma educação de qualidade, com local apropriado para os alunos estudar. Mesmo com a transferência, pelo contrário, o ensino oferecido para as crianças nas novas instalações da escola não agradou tanto os alunos quanto os pais, pois com a construção do novo prédio o ensino passou a ser oferecido em uma única sala de aula, suportando alunos de jardim I e II, e 1o ano ao 5o ano em um único turno (matutino), havendo assim uma precarização do ensino na comunidade. Em decorrência disso, a escola do povoado Chapadinha foi fechada devido à forma que funcionava, pois os pais não vendo desenvolvimento de seus filhos, decidem transferi-los para estudar em escolas situadas zona urbana, culminando com o fechamento da referida instituição.
Abstract: This monograph aims to investigate the closing process of the Escola Municipal São Sebastião, located in the Ribeirão Grande II community. This district has a population of approximately 450 people and is located in the rural area of the municipality of Tocantinópolis-TO. Based on the provisions of Law 12.960/2014 (BRASIL, 2014) and considering that since 2015 this school is closed, the purpose of the study is to investigate and understand the main reasons that led the public authority to transfer the Escola Municipal São Sebastião from the village of Pedro Isaias to the village Chapadinha, in Tocantinópolis-TO, closing it later. This is a qualitative research, characterized as a case study. As a methodological proposal for data collection and generation, semi-structured interviews were conducted with community social actors, being: 06 (six) ex-teachers, 06 (six) ex-students of the school, 06 (six) parents of the students and the Secretary of Education of the municipality. We also collected documents in the school-field and from the data provided by the research collaborators they were treated using content analysis. The results showed that the teaching unit in the village of Pedro Isaias was officially closed due to lack of infrastructure and because it was built in an inappropriate place, besides not having documentation of the land. These reasons caused the transfer of the building to the village Chapadinha, since the Education Department of the municipality argued that it was necessary to change to offer a quality education with an appropriate place for students to study. Even with the transfer, on the contrary, the teaching offered to the children in the new school building did not please the students as much as the parents, because with the construction of the new building teaching began to be offered in a single classroom, supporting garden students I and II, and 1st year to 5th year in a single shift (morning), thus causing a precariousness of teaching in the community. As a result, the school in Chapadinha was closed because of the way it worked, because the parents do not see development of their children, they decide to transfer them to study in schools located urban area, culminating in the closure of this institution.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1538
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