Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/1528
Autor(a): Silva, Elisângela Pereira da
Orientador: Cruz, Romário Milhomem
Título: Ensino da música: um estudo de caso acerca das indagações e das possibilidades vivenciadas por professores da rede pública, no ensino de artes com ênfase na educação musical, em Tocantinópolis, estado do Tocantins
Palavras-chave: Educação;Musical;Ensino;Artes Music;Education;Teaching;Arts
Data do documento: 17-Nov-2018
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: SILVA, Elisângela Pereira da. Ensino da música: um estudo de caso acerca das indagações e das possibilidades vivenciadas por professores da rede pública, no ensino de artes com ênfase na educação musical, em Tocantinópolis, estado do Tocantins. 2018. 49 f. Monografia (Graduação) - Curso de Educação Educação do Campo, UFT, Tocantinópolis, 2018.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar o estudo de caso acerca da vivencia por professores da rede pública de ensino que trabalham o ensino da musica dentro da disciplina de artes. As principais bases teóricas adotadas como referência para este trabalho são Diniz e Del Bem (2016), Fabrício (2014), Fernandes (2016), Brasil (2016), Freire, (1987), Penna (2002), Sam Redding (1996) e Shalski (2010). A pesquisa é um estudo de caso que se caracteriza como exploratória e descritiva, com coleta de dados por meio de pesquisa bibliográfica e de campo. Para a pesquisa de campo foram utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas. Buscou-se compreender como acontecem as aulas de artes, com ênfase na educação musical, vivenciado nas Escolas, Professora Aldenora Alves correia, Escola XV de Novembro, Escola Municipal Novo Aeroporto e Escola Darci Marinho, município de Tocantinópolis, estado do Tocantins, em sua contemporaneidade. Dentre as principais conclusões obtidas nesta pesquisa, destaca-se o fato de que esses projetos ainda não alcançaram a atenção devida por parte do Estado, limitando a sua capacidade de atuação e automanutenção, além da falta de recursos físicos e da escassez de profissionais com habilitação específica. Percebessem também, que o processo do ensino das artes, em especial da educação musical, ainda é muito fragilizado dificultando a construção de uma base sólida para o ensino da música na educação básica.
Abstract: The present work aims to present the case study experienced by public school teachers who work the teaching of music within the discipline of arts. The main theoretical bases adopted as reference for this work are Diniz and Del Bem (2016), Brasil (2014), Fernandes (2016), Fernandes (2016), Freire, (1987), Penna (2002), Sam Redding (1996) and Shalski (2010). The research is a case study that is characterized as exploratory and descriptive, with data collection through bibliographical and field research. For field research, questionnaires with open and closed questions were used. We sought to understand how art classes take place, with an emphasis on musical education, lived in schools, Professora Aldenora Alves correia, Escola XV de Novembro, Escola Municipal Novo Aeroporto and Escola Darci Marinho, municipality of Tocantinópolis, state of Tocantins, in its contemporaneity. Among the main conclusions obtained in this research, it is highlighted the fact that these projects have not yet achieved due attention by the State, limiting their capacity for action and self-maintenance, as well as the lack of physical resources and the shortage of professionals with specific qualifications. They also realized that the process of teaching the arts, especially music education, is still very fragile, hampering the construction of a solid base for the teaching of music in basic education.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1528
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