Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/1520
Autor(a): Feitosa, Bruno Alves
Orientador: Jesus, Sidinei Esteves de Oliveira de
Título: Educação ambiental: propostas e desafios
Palavras-chave: Educação Ambiental;Escola;Comunidade;Questão Ambiental;Environmental education;School;Community;Environmental Issue
Data do documento: 12-Nov-2018
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: FEITOSA, Bruno Alves, Educação ambiental: propostas e desafios. 2018. 50f. Monografia (Graduação) - Curso de Educação Educação do Campo, UFT, Tocantinópolis, 2019.
Resumo: O presente trabalho cujo tema é Educação Ambiental: propostas e desafios, tem como principal objetivo analisar a importância da educação ambiental na escola, bem como no povoado passarinho município de Tocantinópolis - TO. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que irá buscar o porquê do problema-questão, para que possam ser analisados. Os dados coletados foram por intermédio de questionário e observação. O referencial teórico adotado fundamenta-se: nas relações de educação ambiental e educação do campo, e em um dos capítulos, procurou-se fazer uma abordagem teórica sobre os conceitos geográficos, espaço, território e lugar. A investigação teve caráter interventivo a partir pesquisa ação, sendo coletados dados por meio de projetos desenvolvidos pelos professores e comunidade, também em documentos escolares institucionais bem como nas observações gerais e através do questionário aplicado. Os dados obtidos mostraram a grande necessidade de se trabalhar à educação ambiental na comunidade quanto na escola. As análises foram realizadas a partir da observação do cotidiano da comunidade e do ambiente escolar e pela análise dos questionários. Embora os resultados obtidos tenham sido predominantemente positivos com relação à educação ambiental, especialmente, muito ainda há de ser feito, tanto na escola quanto na comunidade estudada.
Abstract: The present work whose theme is Environmental Education: proposals and challenges, has The main objective is to analyze the importance of environmental education at school, as well as in the bird village of Tocantinópolis - TO. Its about a qualitative research that will look at why the problem-issue, so they can be analyzed. The data collected were through questionnaire and observation. The adopted theoretical framework is based on: relationships of environmental education and rural education, and in one of the chapters, We sought to take a theoretical approach to the geographical concepts, space, territory and place. The investigation had an interventional character from action research, data are being collected through projects developed by teachers and also in institutional school documents as well as in general observations and through the questionnaire applied. The data obtained showed the great need to work on environmental education in the community as in school. The analyzes were performed from the observation of the daily life of school environment and by analyzing the questionnaires. Although the The results obtained were predominantly positive regarding environmental education, especially, much remains to be done, both at school as in the studied community.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1520
Aparece nas coleções:Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruno Feitosa - TCC Ed. do Campo.pdf639.75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.