Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/1519
Authors: | Carvalho, Cecília Gomes |
metadata.dc.contributor.advisor: | Araújo, Gustavo Cunha de |
Title: | O ensino da arte no campo e na cidade: um relato de experiência sobre duas escolas públicas tocantinenses |
Keywords: | Ensino de Arte;Escola do Campo;Escola Urbana;Educação do Campo;Art Teaching;School of the Countryside;Urban School;Rural Education |
Issue Date: | 26-Nov-2018 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | Carvalho, Cecília Gomes. O ensino da arte no campo e na cidade: um relato de experiência sobre duas escolas públicas tocantinenses. 2018. 69 f. Monografia (Graduação) - Curso de Educação Educação do Campo, UFT, Tocantinópolis, 2018. |
metadata.dc.description.resumo: | Este presente trabalho tem como principal objetivo analisar como acontece o ensino de artes em uma escola urbana na cidade de Tocantinópolis-TO e em uma escola do campo localizada em Piaçava-TO, que se encontra à aproximadamente 45km (quilômetros) da cidade de Tocantinópolis. A pesquisa foi realizada em dois municípios diferentes pelo fato de não ter escolas do campo que atendem a etapa de ensino fundamental II onde pretendia realizá-la no município onde resido. Tem como procedimentos metodológicos a pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter exploratório. Como instrumentos de coletas de dados, foram utilizadas a observação direta das aulas de artes dessas duas escolas e questionários semiestruturados com os alunos e os professores que lecionam nessa disciplina das escolas citadas. Dentre alguns resultados, constatei que a arte ainda é vista por muitos alunos como sendo basicamente apenas o desenho e a pintura, bem como em alguns momentos como algo de “lazer”, e por esses motivos os alunos gostam das aulas de artes, pois acham que é uma disciplina fácil, que só desenham e que não reprova. O ensino de artes da escola urbana poderia trabalhar com metodologias diferenciadas que possibilite ao aluno interagir com o fazer artístico, importante para o processo de ensino-aprendizagem, levando esse estudante a ter um pensamento crítico e reflexivo, uma vez que essas aulas são trabalhadas de forma tradicional, embora o professor busque se esforçar em trazer a arte para a sala de aula para que os alunos tenham algum contato com ela. Diferente da escola urbana, na escola do campo o professor, mesmo sem formação para trabalhar com o ensino de artes, busca metodologias voltadas à realidade dos educandos, com materiais que estão no seu dia a dia da vida do campo, fazendo com que eles se interagem com esse fazer artístico. |
Abstract: | This work has as main objective to analyze how it happens the teaching of arts in an urban school in the city of Tocantinópolis-TO and in a school of the countryside located in Piaçava- TO, that is located to approximately 45km (kilometers) of the city of Tocantinópolis. The research was carried out in two different municipalities due to the fact that there are no rural schools that attend the stage of elementary education II where I intended to carry it out in the municipality where I live. It has as methodological procedures the research of qualitative approach, of exploratory nature. As data collection instruments, the direct observation of the arts classes of these two schools and semi-structured questionnaires with the teachers who taught in this discipline of the mentioned schools were used. Among some results, I found a certain devaluation of the teaching of arts in the school context and the lack of importance of the art for the students, for the majority of them of the urban school. Art is still seen by many as basically just drawing and painting, as well as at times as "leisure", and for these reasons students enjoy art classes, as they find it an easy discipline, which they only draw and do not disapprove. The teaching of arts of the urban school could work with differentiated methodologies that allow the student to interact with the artistic work, important for the teaching-learning process and this student to have a critical and reflective thought, since these classes are worked of traditional way. Unlike the urban school, in the rural school the teacher, even without training to work with the teaching of the arts, seeks methodologies focused on the reality of learners, with materials that are in their day to day life in the countryside, causing them to become interact with this artistic work. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/1519 |
Appears in Collections: | Educação do Campo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Cecilia Carvalho -TC Ed. Campo.pdf | 2.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.