Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1454
Authors: Tavares, Euler Rui Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor: Rolim, Carmem Lucia Artioli
Title: A Pessoa com Deficiência Visual e o Processo de Aprendizagem em Matemática: Caminhos e Descaminhos
Keywords: Pessoa com deficiência visual;Aprendizagem;Matemática
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citation: TAVARES, Euler Rui Barbosa. A Pessoa com Deficiência Visual e o Processo de Aprendizagem em Matemática: Caminhos e Descaminhos. 2018. 122f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2018.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa objetivou compreender como ocorreu o processo de aprendizagem de conteúdos matemáticos de pessoas com deficiência visual, que concluíram o ensino médio, na cidade de Palmas/Tocantins, bem como conhecer sobre os conceitos de deficiência visual e os aspectos sobre a cegueira, considerando a aprendizagem matemática; identificar os recursos disponibilizados para o desenvolvimento de aprendizagem de conteúdos matemáticos para a pessoa com deficiência visual; e descrever o processo de aprendizagem de conteúdos matemáticos. Para o desenvolvimento deste trabalho, foram realizados estudos sobre o percurso histórico da educação especial no Brasil, a pessoa com deficiência visual, a acessibilidades e as leis de amparo, o processo de aprendizagem e os recursos utilizado no ensino de matemática, o percurso histórico do ensino de matemática e seus respectivos conteúdos do ensino médio, sendo estes norteados pela teoria Histórico-Cultural. Tais concepções são apoiadas, principalmente, nas ideias de Vygotsky, Martins e Libâneo. A construção metodológica foi norteada pela abordagem qualitativa, e os dados que instituíram a pesquisa foram obtidos por meio de estudos bibliográficos e documentais e pesquisa de campo. A coleta de dados ocorreu por meio de anotações em um computador, entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas, com perguntas norteadoras que se complementaram com questões abertas aos entrevistados. As entrevistas aconteceram em locais distintos, escolhidos pelos próprios sujeitos da pesquisa, no município de Palmas/TO. Os sujeitos da investigação foram três pessoas com deficiência visual que concluíram o ensino médio. A análise dos dados indica que os conteúdos matemáticos estão presentes no espaço social, escolar e familiar, impulsionados pelas necessidades humanas. Nesse contexto, a matemática se constitui como construção histórica e cultural. A pesquisa trouxe, ainda, a voz da pessoa com deficiência e suas análises sobre o processo de aprendizagem matemática no decorrer do ensino médio, revelam desafios no percurso, mas destacam também a importância de continuar aprendendo e desenvolvendo os conteúdos matemáticos enquanto direito de cidadania.
Abstract: The present study aimed to understand how the process of learning mathematical contents of people with visual impairment, who completed high school, in the city of Palmas / Tocantins, as well as learning about the concepts of visual impairment and aspects about blindness, mathematical learning; identify resources made available for the development of mathematical content learning for the visually impaired; and describe the process of learning mathematical contents. For the development of this work, studies were carried out on the historical course of special education in Brazil, the person with visual impairment, accessibility and the laws of protection, the learning process and resources used in mathematics teaching, the historical teaching of mathematics and their respective contents of high school, being these guided by the Historical-Cultural theory. Such conceptions are supported, mainly, in the ideas of Vygotsky, Martins and Libâneo. The methodological construction was guided by the qualitative approach, and the data that instituted the research were obtained through bibliographical and documentary studies and field research. Data collection took place through computer annotations, semi-structured interviews, which were recorded, with guiding questions that were complemented by questions open to interviewees. The interviews took place in different places, chosen by the research subjects themselves, in the municipality of Palmas / TO. The subjects of the investigation were three visually impaired people who had finished high school. The data analysis indicates that the mathematical contents are present in the social space, school and family, driven by human needs. In this context, mathematics is a historical and cultural construction. The research also brought the voice of people with disabilities and their analysis of the process of mathematical learning during high school, reveal challenges along the way, but also highlight the importance of continuing to learn and developing mathematical content as a right of citizenship.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1454
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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