Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1453
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMelo, José Wilson Rodrigues-
dc.contributor.authorAlexandria Junior, Paulo de Tasso Moura de-
dc.date.accessioned2019-10-29T15:24:29Z-
dc.date.available2019-10-29T15:24:29Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationALEXANDRIA JUNIOR, Paulo de Tasso Moura de. Educação Carcerária e Políticas Públicas no Brasil: Efetivação de Mudanças Comportamentais? 2019. 144f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/1453-
dc.description.abstractConsidering prison education, the possibility of modifying the behavior of imprisoned individuals and reducing recidivism in delinquent acts was questioned through the implementation of public policies aimed at this scenario. The general objective of the study was to verify if the educative practices currently used by the incarcerated ones correspond to the government policy in vogue in Brazil. For that, a qualitative bibliographical survey was carried out in order to provide an analytical-critical reflection based on documentary data about educational practices in a prison environment. From the notes in the literature that question the execution of the prison educational process, it was observed the existence of public policies aimed at prison education and normative acts that regulate the processes with the purpose of endowing the incarcerated individual with possibilities of modifying conduct. It was concluded that, although there are educational actions in a prison environment, the education forged in this scenario, faces challenges, such as lack of structure and specialized teacher training that encourages behavioral modification. It is believed that one of the possibilities to minimize this problem would be the establishment of combined actions between Education, Law and Psychology, aiming at the restructuring of the behavior of prisoners.pt_BR
dc.formatapplication/pdfen_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectEducação Prisionalpt_BR
dc.subjectConduta Delitivapt_BR
dc.subjectPolíticas Públicas Carceráriaspt_BR
dc.subjectCárcerept_BR
dc.titleEducação Carcerária e Políticas Públicas no Brasil: Efetivação de Mudanças Comportamentais?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho intenciona elucidar o entendimento acerca dos processos educacionais voltados para o ambiente carcerário. Além da gnose sobre a possibilidade de modificação dos comportamentos dos indivíduos aprisionados e a diminuição da reincidência em atos delitivos por meio da efetivação das políticas públicas voltadas para este cenário. O objetivo geral do estudo foi verificar se as práticas educativas atualmente utilizadas junto aos encarcerados correspondem à política governamental vigente no Brasil. Para tanto, foi necessário conhecer o sistema carcerário brasileiro e sua repercussão nas dimensões subjetivas e objetivas do indivíduo encarcerado. Fazendo a relação entre a formação da subjetividade humana com a conduta delitiva. De modo que, seja possível identificar nas políticas de educação carcerária no Brasil seus limites e potencialidades para a ressocialização do indivíduo encarcerado. Além de oportunizar a reflexão sobre a ação do Estado no que diz respeito à prestação de serviços educacionais às pessoas aprisionadas. Desta forma, realizou-se um levantamento bibliográfico qualitativo enfatizando a perspectiva teórica de base psicodinâmica, de modo a possibilitar essa reflexão analítico-crítica embasada em dados documentais acerca das práticas educativas em ambiente carcerário. Concluiu-se que, embora existam ações educativas nos ambientes carcerários, a educação forjada nesse cenário, confronta-se com outros desafios, tais como, falta de estrutura e formação docente especializada que fomente modificação comportamental. Acredita-se que uma das possibilidades para minimização desta problemática, seria o estabelecimento de ações combinadas entre a Educação, o Direito e a Psicologia, tendo como finalidade, a reestruturação de comportamento de sujeitos encarcerados.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpt_BR
dc.publisher.campusPalmaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paulo de Tasso Moura de Alexandria Junior - Dissertação.pdf1.45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.