Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1387
Authors: Ramalho, Myrelle Santana
metadata.dc.contributor.advisor: Sousa, Hugo Junio Ferreira de
Title: A importância da contação de histórias como ferramenta metodológica nos anos iniciais do ensino fundamental
Keywords: Literatura;Contação de história;Imaginação;Ensino fundamental;Literature;Storytelling;Imagination;Elementary school;Educação
Issue Date: 25-Sep-2019
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: RAMALHO, Myrelle Santana. A importância da contação de histórias como ferramenta metodológica nos anos iniciais do ensino fundamental. 2019. 36f. Monografia(Graduação) - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem como foco, a importância da contação de histórias nos anos iniciais do ensino fundamental. Para fundamentamos esse trabalho, foi realizada uma discussão teórica com autores que nos possibilitam melhor compressão deste estudo, como por exemplo: Abramovich (1995), Bettelheim (2002), Sandroni (1986), Coelho (2000), Freire (1998), Regatieri (2008). Esses autores nos mostram a importância de levar à criança ao mundo da fantasia através da leitura, uma vez que, os Contos de Fadas, bem como outras histórias fantásticas, são imprescindíveis para aguçar a imaginação criadora e a formação pessoal da criança. A pesquisa foi realizada no Centro Municipal de Educação Básica (CMEB), em Arraias – TO, e a metodologia desta pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, caracterizada por um estudo descritivo e exploratório, e foi utilizado um questionário visando a coleta de dados. Em resultados e considerações, apresenta-se as contribuições da contação de histórias na formação do aluno nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola da rede publica municipal em cidade de Arraiais – TO.
Abstract: This study focuses on the importance of storytelling in the early years of elementary school. To substantiate this work, a theoretical discussion was conducted with authors that allow us to better compress this study, for example: Abramovich (1995), Bettelheim (2002), Sandroni (1986), Coelho (2000), Freire (1998), Regatieri (2008). These authors show us the importance of bringing the child to the fantasy world through reading, since the fairy tales, as well as other fantastic stories, are indispensable to sharpen the creative imagination and personal formation of the child. The research was carried out at the Municipal Center of Basic Education (CMEB), in Arraias-TO, and the methodology of this research followed a qualitative approach, characterized by a descriptive and exploratory study, and a questionnaire was used to collect Data. In results and considerations, we present the contributions of storytelling in the formation of the student in the initial years of elementary school in a school of the municipal public network in the city of Arraiais – TO.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1387
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Myrelle Santana Ramalho - TCC Monografia - Pedagogia.pdf1.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.