Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/1379
Autor(a): Silva, Elziene Araújo da
Orientador: Ribeiro, Elisabete da Silveira
Título: Estudantes campesinos de escolas multisseriadas da comunidade Ponta da Serra, Arraias/TO: para além dos estigmas
Palavras-chave: Alunos;Campesinos;Aprendizagem;Estereótipos;Students;Peasants;Learning;Stereotype
Data do documento: 25-Set-2019
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: SILVA, Elziene Araújo da. Estudantes campesinos de escolas multisseriadas da comunidade Ponta da Serra, Arraias/TO: para além dos estigmas. 2019. 40f. Monografia(Graduação) - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre os estudantes campesinos de escolas multisseriadas da comunidade Ponta da Serra: destaques na educação na região de Arraias-TO, o qual buscou desmistificar os estereótipos em relação aos estudantes campesinos bem como discutir a trajetória destes, apontando que eles se destacaram na educação. Dessa forma utilizou-se como aporte teórico autores como: Godim (2006), Amorim (2005), Arroyo, Caldart e Molina (2008), entre outros autores importantes que discutem a temática em questão. A metodologia utilizada foi pautada em uma abordagem qualitativa, constituída de observação participante, levando em conta que a pesquisadora também foi aluna campesina e atualmente é educadora deste contexto. Foram sujeitos da pesquisa cinco pessoas que são ex alunos e educadores campesinos e participaram desta por meio da aplicação de entrevista semiestruturadas. Dentre os resultados obtidos podemos destacar que os alunos oriundos do campo são tão capazes quanto os que moram na cidade, que os fatores externos que influenciam isso é real, definem o potencial de cada um independente de ser do campo ou da cidade. Contudo, alguns alunos demoram mais para se desenvolver, seguem o tempo deles, e ainda tem outras crianças que aprendem com mais facilidade. Para tanto, podemos notar o que faz a diferença é o apoio da família e do professor, juntamente com o apoio pedagógico das secretarias de educação estadual e municipal e que o aluno do campo tem a mesma desenvoltura na mesma proporção que o aluno da área urbana.
Abstract: The present work has the objective of discussing the peasant students of multiseriate schools in the punta da serra community: highlights in education in the region of Arraias-TO, which sought to demystify the stereotypes in relation to peasant students as well as to discuss the trajectory of these peasant students pointing (2006), Amorim (2005), Arroyo, Caldart and Molina (2008), among other important authors who discuss the theme in question. The methodology used was based on a qualitative approach, consisting of participant observation, taking into account that the researcher was also a peasant student and is currently an educator in this context. Five people who were former students and peasant educators participated in the study. The application of semi-structured interviews. Among the results we can highlight that the students from the field are as capable as those who live in the city, that the external factors that influence this are real, define the potential of each independent of being from the countryside or the city. However, some students take longer to develop, follow their time, and there are other children who learn more easily. For that, we can see what makes the difference is the support of the family and the teacher, together with the pedagogical support of the state and municipal education departments and that the student of the field
URI: http://hdl.handle.net/11612/1379
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