Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1372
Authors: Pimentel, Cristiane Castro
metadata.dc.contributor.advisor: Fernandes, Alcione Marques
Title: Etnomodelagem: uma abordagem de conceitos geométricos no cemitério de Arraias – TO
Keywords: Etnomatemática; Modelagem Matemática; Etnomodelagem; Etnografia; Geometria; Ethnomathematics; Mathematical Modeling; Ethnomodelling; Ethnography; Geometry
Issue Date: 5-Jul-2019
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat
Citation: PIMENTEL, Cristiane Castro. Etnomodelagem: uma abordagem de conceitos geométricos no cemitério de Arraias – TO.2019.108f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Arraias, 2019.
metadata.dc.description.resumo: A necessidade de pensar novas metodologias para o ensino da Matemática, especialmente a partir de temas relacionados ao cotidiano dos alunos, motivaram a realização deste trabalho que, por meio da Etnomodelagem, que objetiva identificar etnomodelos matemáticos presentes na construção do muro do Cemitério e sua praça de acolhimento da cidade de Arraias –TO proporcionando o conhecimento de parte da realidade local. Considerando que o conhecimento adquirido por grupos culturais repassados de geração em geração podem ser ferramentas importantes para o aprendizado de alunos, elaboramos uma proposta de Etnomodelagem que permite observar alguns etnomodelos e utilizá-los como recursos didáticos. Essa pesquisa foi desenvolvida com base bibliográfica sobre a fundamentação teórica da Etnomatemática, da Modelagem Matemática e da Etnomodelagem, a pesquisa também foi desenvolvida com base etnográfica, pois valoriza o envolvimento mais próximo do pesquisador com os sujeitos envolvidos na pesquisa de modo a perceber as intimidades do fenômeno do qual se trata o estudo. Também abordamos elementos do contexto histórico de Arraias, seu surgimento, sua história, sua população e tradições, bem como seus costumes, sua arquitetura colonial, e as comunidades quilombolas que existem na região. Apresentamos a proposta de Etnomodelagem, com uma pesquisa campo no cemitério, coleta de informações por meio de entrevistas com pessoas da cidade sobre a construção do cemitério e entrevista com o senhor Domingos de Sousa, um senhor de 95 anos que participou da construção do muro cemitério desde o início até a obra mais atual em 2017. Observamos etnomodelos matemáticos presentes na construção do muro do cemitério relacionando-os com modelos matemáticos existentes, bem como as definições matemáticas desses modelos.
Abstract: The need to think about new methodologies for teaching Mathematics, especially from subjects related to students’ daily life, motivated the accomplishment of this work, through the Ethnomodelling, which aims to identify mathematical ethnomodels present in the construction of the wall of the Cemetery and its square of the city of Arraias -TO providing the knowledge of part of the local reality. Considering that the knowledge acquired by cultural groups transferred from generation to generation can be important tools for students’ learning, we have prepared a proposal of Ethnomodelling that allows to observe some ethnomodels and to use them as didactic resources. This research was developed on a bibliographic basis on the theoretical basis of Ethnomathematics, Mathematical Modeling and Ethnomodelling, the research was also developed with ethnographic basis, since it values the closer involvement of the researcher with the subjects involved in the research in order to perceive the intimacies of the phenomenon that the study is about. We also cover elements of the historical context of Arraias, its emergence, its history, its population and traditions, as well as its customs, its colonial architecture, and the quilombola communities that exist in the region. We present the proposal of Ethnomodelling, with a field survey in the cemetery, information collection through interviews with people of the city about the construction of the cemetery and interview with Mr. Domingos de Sousa, a 95 year old man who participated in the construction of the cemetery wall from the beginning to the most current work in 2017. We observe mathematical ethnomodels present in the construction of the wall of the cemetery relating them with existing mathematical models, as well as the mathematical definitions of these models.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1372
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática

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