Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1369
Authors: Santos, Douglas Souza dos
metadata.dc.contributor.advisor: Pereira, Carolina Machado Rocha Busch
Title: Territorialidades dos jovens estudantes do ensino médio do município de Palmas – TO
Keywords: Territorialidade; Ensino de Geografia; Escola; Jovem-Estudante; Territoriality, Geography learning, School, Young Student
Issue Date: 25-Mar-2019
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG
Citation: SANTOS, Douglas Souza dos. Territorialidades dos jovens estudantes do ensino médio do município de Palmas – TO.2019. 148f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Ao longo do trabalho docente, a percepção da juventude e sua relação com o ambiente escolar, sempre se fez presente nas inquietações dos discentes, à medida que essa relação pressupõe uma identidade que os jovens imprimem no seu ambiente escolar. Muitas das vezes essa relação se dá com certa dificuldade onde há a percepção de atritos constantes entre os jovens estudantes e a Escola. No entanto, essa identidade, se constitui fora e dentro da escola, já que as territorialidades desses mesmos jovens estão nessa inter-relação entre o que vem de fora, e o que eles vivenciam no ambiente escolar. Nesse sentido, a presente pesquisa tem por objetivo, investigar as territorialidades dos jovens, especificamente as territorialidades da escola pública estadual CEM Santa Rita de Cássia, situada na cidade de Palmas, estado do Tocantins. Partindo desse recorte teórico e prático, pretende-se compreender quem são estes jovens estudantes, e seus pontos de vista sobre a escola e o ensino de Geografia, buscando identificar quais são as práticas espaciais dos jovens estudantes. Os sujeitos da pesquisa são os jovens estudantes do 3º ano do Ensino Médio da escola estadual CEM Santa Rita de Cássia. Os procedimentos metodológicos basearam-se na pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e trabalhos de campo. Entre os diferentes métodos e práticas realizados, a coleta de dados, observação e registro fotográfico de diferentes espaços escolares, aplicação de questionários, entrevistas estruturadas e semi-estuturadas pelo grupo focal, finalizando com a confecção de mapas mentais pelos jovens-estudantes da escola pesquisada. Em relação à pesquisa bibliográfica pretende-se compreender a categoria juventude, a formação dos territórios, as práticas espaciais, e a constituição de territorialidades. Procurou-se compreender as relações entre os jovens estudantes e a escola, além de entender os sentidos que os jovens estudantes tem do Ensino de Geografia. Através da compreensão dessas territorialidades dos jovens no espaço escolar, foi possível conhecer os sujeitos que atuam na sua produção, especificamente, os jovens estudantes, como sujeitos ativos no processo de ensino aprendizagem, ao trazer seus saberes e culturas na constituição do espaço escolar. A respeito destas contribuições, foi possível estabelecer que as realidades que esses jovens vivenciam no seu cotidiano e trazendo-as na contextualização com as categorias da ciência geográfica, faz com que esses jovens tenham uma leitura geográfica de suas realidades para compor os instrumentos necessários na compreensão do papel da geografia em suas vidas.
Abstract: Along of the teaching work, the perception and the relationship of the youth with the school environment have been always present as a concern among the students, as this relationship presupposes an identity that the youth imprint to the environment in which he is. Sometimes this relationship doesn’t go without a certain difficulty, as often is seen in the constant conflicts between the youth and the school. However, this identity constitutes itself inside and outside the school, because the student’s territoriality is also constituted in this interrelation between what comes from their outside surroundings, and what they experience in the school environment. In this sense, the present research aims to investigate the youth territorialities, precisely the ones from the public school CEM Santa Rita de Cássia, located in the city of Palmas, Tocantins. The study also aims to understand who these young students are and what are their points of view about the school and the Geography course. In this context, it also seeks to identify what are the spacial practices of the students. The target population is composed of young students from the 3rd year of the high school in the CEM Santa Rita de Cássia. The methodological instruments are bibliographic, documentary and field research. Data was collected from the observation and from photography records of different school spaces, the application of surveys, the use of structured and unstructured interviews within focus groups, as well as the production of mental maps by the students of the school. Bibliographic research aimed to comprehend the youth segment, the formation of territories, the spacial practices and the constitution of the territorialities. It also sought to understand the relationship between the students and the school, and how the students make sense of Geography teaching. Through the comprehension of the youth territorialities in the school space, the study elucidated that the subjects that intervene in its production, namely the young students, are active subjects in the teaching and learning process, as they bring their knowledge and culture to the constitution of the school space. In regards to these contributions, the study concluded that the realities that these young students experiment in the daily life, in the contexts of geographic categories that they learn, make them to develop a geographic interpretation of their realities and make them able to put together the necessary instruments to understand the role of Geography.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1369
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Douglas Souza dos Santos - Dissertação.pdf3.45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.