Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/134
Authors: Brandão, Lorraine Dias
metadata.dc.contributor.advisor: Castro, José Gerley Díaz
Title: O trabalho em equipe multiprofissional na estratégia de saúde da família: a perspectiva de uma enfermeira residente
Keywords: Especialização;Estratégia saúde da família;Educação continuada
Issue Date: 14-Dec-2015
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - PPGCS
Citation: BRANDÃO, Lorraine Dias. O trabalho em equipe multiprofissional na estratégia de saúde da família: a perspectiva de uma enfermeira residente. 2016. 40f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Palmas, 2016.
metadata.dc.description.resumo: As residências garantem e fortalecem a Educação Permanente em Saúde, e as experiências vividas pelos profissionais de saúde que participam deste processo de formação devem ser usadas para aumentarem os dados sobre o andamento e qualidade dessas atividades de educação continuada. O objetivo deste trabalho é mostrar a visão de um desses profissionais frente aos desafios de sua formação continuada e inserção como membro da equipe de Estratégia de Saúde da Família como discente de uma residência multiprofissional implementada no interior do país, especificamente na região Norte. Este é um estudo de natureza descritiva tipo relato de experiência, e foi baseado na vivencia de uma enfermeira residente como integrante de uma equipe multiprofissional da ESF, em uma Unidade Básica de Saúde localizada na cidade de Palmas – TO. Os residentes se apresentavam estimulados positivamente a cumprir as metas ensinadas nas aulas e mantiveram um comprometimento com as proposições legais para a implantação da qualidade em saúde, provavelmente devido à idade, a maioria jovens recém saídos das universidades, cheios de ideais ainda não mutilados pelas dificuldades sociais encontradas na profissão. Os integrantes das equipes de promoção à saúde, fazendo ou não parte do programa de residência, foram incentivados a melhorar suas ações. A partir da experiência vivida acreditamos que a Residência Multiprofissional em Saúde da Família, apesar das dificuldades, é uma modalidade de ensino que tem muito a contribuir para a formação de profissionais generalistas, com visão crítica e integradora, capazes de atuar com qualidade e resolutividade no SUS.
Abstract: The experiences of the participants of residency programs should be used to increase the data on the progress and quality of these continuing education activities. The aim of this study was to show the perspective of one of these professionals of challenges and insertion as member of the Family Health Strategy team and students of a multi-professional residency program in Northern Brazil. To support this report, a literature search was conducted used indexes Pub med, Open access, Lilacs, Google Scholar and Virtual Health Library, giving priority to the most recent articles. The role of residents in Basic Health Units allowed higher number of receptions, residential visits, formation of health groups and incentives to health promotion practices. Residents were positively stimulated to meet the goals taught in classes and maintained a commitment to the legal proposals for the implementation of health quality. The implementation of the Multidisciplinary Residency Program in Family and Community Health in Palmas - TO faced some difficulties, however it allowed residents to reflect on their practices and the multidisciplinary integration in the production of actions and improve the quality of care, contributing to broadening the perspective on the health / disease process based on a realistic health situation in the country.
URI: http://hdl.handle.net/11612/134
Appears in Collections:Mestrado em Ciências da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lorraine Dias Brandão - Dissertação.pdf804.99 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.