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Authors: Lemos, Fernanda Maria Fernandes do Carmo
metadata.dc.contributor.advisor: Maia, Maria Zoreide Britto
Title: Aquisição de habilidades em cirurgia videolaparoscópica por residentes em cirurgia geral após treinamento em simulador de alta fidelidade
Keywords: Simulador e simulação;Cirurgia Videolaparoscópica;Residência médica;Educação médica
Issue Date: 17-Feb-2016
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - PPGCS
Citation: LEMOS, Fernanda Maria Fernandes do Carmo. Aquisição de habilidades em cirurgia videolaparoscópica por residentes em cirurgia geral após treinamento em simulador de alta fidelidade.2016. 54f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Palmas, 2016.
metadata.dc.description.resumo: A demorada curva de aprendizado consome demasiado tempo dos docentes cirurgiões, pois exige rigorosa e prolongada monitoria didática aos residentes. As inovações no ensino na área da saúde, em conjunto com o avanço tecnológico, deram origem a simuladores cada vez mais sofisticados, despertando assim, maiores interesses pela simulação. A adoção do simulador de cirurgia de alta fidelidade (Lap VR) em aulas práticas com os residentes em cirurgia geral da Universidade Federal do Tocantins (UFT) visa dinamizar o aprendizado destes alunos, sendo um treinamento em ambiente seguro tanto para o discente quanto para os pacientes. Objetivo: Verificar a eficácia da aquisição de habilidades após o treinamento em simulador de alta fidelidade de cirurgia videolaparoscópica. Método: Pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva e aplicada, realizada através da coleta de dados do questionário semiestruturado pela pesquisadora aplicado em residentes do Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral da UFT (PRMCG-UFT) e entrevista oral gravada e depois transcrita com os preceptores cirurgiões. Resultados: Seguindo o critério de inclusão adotado nesta pesquisa, foram utilizados os relatos de sete residentes de cirurgia geral que, após o treinamento em simulador, concluíram adquirir habilidades em procedimentos videolaparoscópicos. Dois residentes mencionaram que tiveram dificuldades na execução das tarefas devido a alta sensibilidade exigida pelo simulador em alguns procedimentos. Somente um dos entrevistados apontou não ser didática a metodologia dos “Seis Passos”, utilizada durante treinamento no simulador, porém foi bem aceita pelos demais. Um dos residentes relatou a importância da presença de um tutor durante o uso do simulador. Os preceptores entrevistados relataram que as habilidades adquiridas pelos residentes após o treinamento no Lap VR foi transferida para a cirurgia videolaparoscópica em pacientes reais. Conclusão: Com o presente estudo pode-se concluir que, de acordo com a percepção técnica e críticas dos residentes e preceptores do PRMCG-UFT, o treinamento padronizado utilizando a metodologia dos “Seis Passos” utilizando o LapVR mostrou-se ser eficaz na aquisição de habilidades para posteriores procedimentos cirúrgicos, tanto em cirurgias abertas quanto nas videocirurgias em pacientes reais.
Abstract: The long learning curve consumes too much time surgeons teachers because it requires strict monitoring and prolonged teaching residents. Innovations in education in health, together with technological advances, has resulted in increasingly sophisticated simulators, awakening thus best interests by simulation. The adoption of high-fidelity surgery simulator (Lap VR) in practical lessons with the resident in general surgery at the Federal University of Tocantins (UFT) is intended to foster learning of these students, and training in a safe environment for both students and for the patients. Objective: To determine the effectiveness of the acquisition of skills after training in high-fidelity laparoscopic surgery simulator. Method: Qualitative research, descriptive and applied, conducted by questionnaire data collection semi-structured by the researcher applied to residents of the Medical Residency Program in General UFT Surgery (PRMCG-UFT) and recorded oral interview and then transcribed with tutors surgeons. Results: Following the inclusion criteria adopted in this research, reports of seven general surgery residents were used, after the simulator training, concluded acquire skills in laparoscopic procedures. Two residents mentioned that they had difficulties in performing the tasks due to the high sensitivity required by the simulator in some procedures. Only one respondent pointed out the methodology of not teaching "Six Steps" used for training in the simulator, but it was well accepted by the others. One of the residents reported the importance of the presence of a tutor while using the simulator. Preceptors respondents reported that the skills acquired by residents after training on Lap VR moved to laparoscopic surgery on real patients. Conclusion: In this study it can be concluded that, in accordance with the technical insight and criticism from residents and preceptors of PRMCG-UFT, standardized training using the methodology of "Six Steps" using LapVR proved to be effective in acquisition skills for later surgical procedures in both open surgery and in the videocirurgias on real patients.
URI: http://hdl.handle.net/11612/133
Appears in Collections:Mestrado em Ciências da Saúde

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