Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/1246
Autor(a): Silva, Sérgio Ricardo Soares Farias
Orientador: Penafria, Manuela Maria Fernandes
Título: Planos da cidade - Geografias do cinema de Palmas
Palavras-chave: Geografias de Cinema; Cinemas periféricos; Palmas; Paisagem; Territorialidades; Geographies of Cinema; Peripheral cinemas; Landscape; Territorialities
Data do documento: Abr-2019
Editor: Universidade da Beira Interior
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
Citação: SILVA, Sérgio Ricardo Soares Farias. Planos da cidade - Geografias do cinema de Palmas.2019.307f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Universidade da Beira Interior, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Covilhã, 2019.
Resumo: Desde o início da sua história, o cinema mantém uma relação intricada com as cidades. Territorialidades, paisagens e percursos urbanos coexistem tanto nos lugares “reais” como nas telas, o que nos conduz à perspectiva das Geografias de Cinema, campo no qual este trabalho se inscreve. Já não se trata apenas de questionar sobre as representações que a urbe recebe nos filmes, mas de investigar como os lugares imaginados por cineastas repercutem na identidade cultural dos lugares, ou seja, qual a capacidade do cinema em gerar experiência territorial. Para esta reflexão, o foco recai sobre as especificidades de Palmas, capital do estado brasileiro do Tocantins, e do audiovisual que lá se tem produzido. Por um lado, temos uma cidade nova, construída ex nihilo como índice de modernidade, marcada pelo personalismo político e com uma narrativa impregnada de oficialismo e muito arraigada midiaticamente. Por outro, encontramos um pequeno cinema, em condição periférica, com poucos recursos para produção e circulação. No confronto entre estas realidades, busca-se entender se os realizadores locais preservam suficiente independência para sonhar uma Palmas e debater uma história e uma identidade distintas daquelas predominantes, por exemplo, na imprensa hegemônica. Ainda que precise recorrer ao contexto urbanístico, político e cultural da cidade, a argumentação promovida parte fundamentalmente dos filmes. Para tanto, realiza-se a análise fílmica de onze obras diversas, tanto em termos de formato e gênero quanto em condições e época de produção. Recorre-se também a entrevistas com alguns dos cineastas estudados, o que resulta em material de fonte primária a auxiliar nas análises. Estas ações visam contribuir para uma historiografia ainda muito escassa do audiovisual local, de forma a lhe dar visibilidade e, portanto, existência na cartografia cinematográfica brasileira.
Abstract: From the beginning of its history, cinema maintains an intricate relation with the cities. Urban territorialities, landscapes and paths coexist in 'real' places as much as on the screen, leading us to the perspective of Geographies of Cinema, field in which this work is inscribed. It is no longer just a matter of questioning about the representations that urban spaces get on in films, but of investigating how the places imagined by filmmakers reverbarates throughout the cultural identity of places, that is, the capacity of cinema to generate territorial experiences. For this reflection, the focus lies on the particularities of Palmas, capital of the Brazilian state of Tocantins, and on the audiovisual works that have been produced there. On the one hand, there is a new city, built ex nihilo as an index of modernity, marked by political personalism and with a narrative impregnated with officialism and deeply rooted in media. On the other hand, we find a small cinema, in peripheral condition, with few resources for production and distribution. In the confrontation between these realities, we try to understand if the local filmmakers conserve enough independence to dream of Palmas and to debate its history and identity in a way that differs from those that prevail, for instance, in the hegemonic journalism. Although it has to resort to the urban, political and cultural context of the city, the argumentation proposed are based fundamentally on the films. Thence, we perform film analysis of eleven different works, both in terms of length and genre as well as regarding the conditions and time of production. We also resort to interviews with some filmmakers studied, which results in primary source material to assist in the analysis. These actions aim to contribute to a historiography still very scarce about local audiovisual production, in order to give it visibility and, therefore, existence in the Brazilian cinematographic cartography.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1246
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