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Authors: Suzuki, Jaqueline Sayuri
metadata.dc.contributor.advisor: Oliveira, Thiago José Arruda de
Title: Da infância ao preconceito: percepção das professoras acerca das práticas de intolerância racial na educação infantil em Gurupi - TO
Keywords: Ambiente escolar; Ações afirmativas; Racismo; Educação infantil; School environment; Affirmative actions; Racism; Child education
Issue Date: 22-Feb-2019
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas - Gespol
Citation: SUZUKI, Jaqueline Sayuri. Da infância ao preconceito: percepção das professoras acerca das práticas de intolerância racial na educação infantil em Gurupi - TO. 2019. 86f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas, Palmas, 2019.
metadata.dc.description.resumo: O ambiente escolar é visto como uma via de acesso à cidadania, a formação da capacidade crítica e a inserção no mercado de trabalho. Entretanto, pode também ser um espaço de discriminação social e racial, e outras formas de desvalorização que escondem padrões de comportamentos que ajudam a perpetuar o racismo na sociedade. Desta forma, as políticas educacionais não poderiam deixar de se fundamentarem a fim de garantir que o ambiente escolar se posicione em favor de práticas de promoção da igualdade racial que visem minimizar atitudes preconceituosas e racistas. Levando em conta a relevância das ações desenvolvidas na primeira infância e o papel da instituição escolar na formação da criança, bem como a importância da consolidação de uma política educacional igualitária, o presente estudo teve por objetivo principal analisar o racismo nos Centros Municipais de Educação Infantil de Gurupi-TO a partir do posicionamento desses profissionais, e se as práticas pedagógicas relacionam a promoção de igualdade racial que contemplem as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Participaram da pesquisa 29 professoras, através da aplicação de um questionário composto por 14 itens, que investigou a percepção sobre preconceito racial, formação e atuação profissional. As questões subjetivas foram analisadas de acordo com os parâmetros da análise de conteúdo. A partir desses resultados podemos concluir que o cenário da promoção de igualdade étnico racial nos Centros de Educação Infantil do Município de Gurupi, está em processo de desenvolvimento, tendo seus docentes influência da cultura de negação do racismo no Brasil, mas que por outro lado se mostram em sua maioria dispostas a inserir o assunto em suas práticas profissionais. Sendo, portanto, necessário o investimento em formação específica para promover o desenvolvimento de uma prática educativa promotora de igualdade racial.
Abstract: The school environment is seen as a way of accessing citizenship, the formation of critical capacity and insertion in the labor market. However, it can also be a space for social and racial discrimination, and other forms of devaluation that hide patterns of behavior that help perpetuate racism in society. In this way, educational policies could not fail to be grounded in order to ensure that the school environment is in favor of practices promoting racial equality aimed at minimizing prejudiced and racist attitudes. Taking into account the relevance of actions developed in early childhood and the role of the school institution in the formation of the child, as well as the importance of consolidating an egalitarian educational policy, the main objective of this study was to analyze racism in the Municipal Centers for Early Childhood Education of Gurupi-TO from the positioning of these professionals, and if the pedagogical practices relate the promotion of racial equality that contemplate the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education. Twenty-nine female teachers participated in the study, through the application of a questionnaire composed of 14 items, which investigated the perception about racial prejudice, training and professional performance. Subjective questions were analyzed according to the parameters of content analysis. Based on these results, we can conclude that the scenario of the promotion of ethnic racial equality in the Gurupi Municipality's Early Childhood Centers is in the process of development, with teachers influencing the culture of denial of racism in Brazil. show mostly willing to insert the subject in their professional practices. It is therefore necessary to invest in specific training to promote the development of an educational practice that promotes racial equality.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1193
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas

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