Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/118
Authors: Dantas, Erica Lissandra Bertolossi
metadata.dc.contributor.advisor: Medeiros, Ana Lúcia de
Title: Política de gestão de pessoas em universidades federais: a percepção dos técnicos-administrativos sobre o plano de desenvolvimento dos integrantes da carreira dos cargos técnico-administrativos em educação - PDIPCCTAE – na Universidade Federal do Tocantins
Keywords: Políticas públicas;Gestão de pessoas;Desenvolvimento de pessoas;Capacitação e qualificação
Issue Date: 23-Nov-2015
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas - Gespol
Citation: DANTAS, Erica Lissandra Bertolossi. Política de gestão de pessoas em universidades federais: a percepção dos técnicos-administrativos sobre o plano de desenvolvimento dos integrantes da carreira dos cargos técnico-administrativos em educação - PDIPCCTAE – na Universidade Federal do Tocantins.2015. 188f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas, Palmas, 2015.
metadata.dc.description.resumo: Em virtude das transformações ocorridas nas relações de trabalho no decorrer da história, surge na contemporaneidade, um campo de estudo denominado Gestão Estratégica de Pessoas (Human Resource Management), que tem como principal foco interligar a gestão de pessoal às estratégias e objetivos organizacionais. Na administração pública, não foi diferente, a partir das reformas do denominado New Public Management, também sofreu alterações fortalecendo um movimento direcionado a implementação de uma gestão estratégica de pessoal. No Brasil, esse movimento ganhou força após a publicação do Decreto nº. 5.707/2006, que institui a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP) cujo cerne é a gestão por competência atrelada à capacitação. O objetivo geral do trabalho é compreender a percepção dos técnicos administrativos sobre a política de capacitação, qualificação e treinamento do PDIPCCTAE da UFT. A Metodologia adotada foi o estudo de Caso de natureza aplicada em uma realidade circunstancial, portanto restrita ao recorte temporal da coleta de dados e com a abordagem qualitativa e quantitativa. As fontes de evidência foram questionários aplicados e respondidos por 323 servidores. A análise de conteúdo subsidiou o procedimento de análise dos dados, que foram discutidos a partir da literatura do campo. Abordou-se questões sobre as ações de capacitação e qualificação, o grau de conhecimento dos técnicos-administrativos no tocante a política de carreira e realizou uma análise visando identificar o nível de satisfação dos colaboradores na universidade com o plano de desenvolvimento de carreira. Em síntese, observou-se a existência de descontentamento e desmotivação por parte dos técnicos administrativo por se sentirem subutilizados na universidade, este sentimento é resultante da falsa expectativa de ascensão profissional decorrente do elevado grau de capacitação e pelo pouco conhecimento do plano de carreira e da PNDP. Outro importante achado é a compreensão de seu desenvolvimento estar vinculado diretamente ao desenvolvimento da instituição e vice-versa e, a necessidade de um modelo de gestão com vistas a construção coletiva.
Abstract: Due of the transformations that have occurred in the work relations throughout history, arises in contemporary times a field of study denominated Human Resource Management, which focuses primarily on linking people management strategies and organizational goals. In public administration, it was not different from the reforms denominated New Public Management; it also changed and strengthened a movement directed to the implementation of a strategic management of the personnel. In Brazil, this movement got stronger after the publication of the Decree nr.5.707/2006, which establishes the National Policy of Personnel Development (PNDP) whose core is the management by competence linked to training. The general objective is to understand the perception of administrative technicians on the policy of capacity, qualification and training in the plan PDIPCCTAE from UFT. The methodology adopted was the Case study of applied nature in a circumstantial reality, therefore restricted to the time frame of data collection and the qualitative and quantitative approach. The sources of evidence were applied in questionnaires answered by 323 servers. Content analysis subsidized the data analysis procedure, which were discussed from the field literature. It tackled questions about the actions of training and qualification, the degree of knowledge of the administrative technicians regarding the career policy and performed an analysis aiming to identify the level of satisfaction of employees at the university with the career development plan. In summary, it was observed the existence of discontent and lack of motivation on the part of administrative staff because they feel underutilized at the university, this feeling is the result of false expectations of career advancement due to the high degree of training and the little knowledge of career planning and PNDP. Another important finding is the understanding that its development is linked directly to the development of the institution and vice versa, and the need of a management model with a view to the collective construction.
URI: http://hdl.handle.net/11612/118
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