Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/1170
Autor(a): Rodrigues, Roberto Nunes
Orientador: Silva, Mônica Aparecida da Rocha
Título: Avaliação de políticas públicas de educação: uma análise da eficácia do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo) no município de Gurupi-TO
Palavras-chave: PROINFO; Ensino Fundamental; Política Pública; Elementary School; Public Policy
Data do documento: 27-Fev-2019
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas - Gespol
Citação: RODRIGUES, Roberto Nunes. Avaliação de políticas públicas de educação: uma análise da eficácia do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo) no município de Gurupi-TO. 2019. 127f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas, Palmas, 2019.
Resumo: O Programa Nacional de Tecnologia Educacional – PROINFO é um programa com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica. O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das tecnologias. Este trabalho tem o intuito de analisar a eficácia do PROINFO, no que concerne à inclusão digital e ao apoio pedagógico, em escolas do Ensino Fundamental, nos anos finais, no Município de Gurupi-Tocantins. A pesquisa é de natureza quali-quantitativa com coleta de dados, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, aplicação de questionários aos alunos e realização de entrevistas semi-estruturadas com Secretário de Educação Municipal, diretores, coordenadores, gestores e professores. Para análise dos dados, foram utilizadas as técnicas de análise de conteúdo e triangulação. Fica evidenciado que o Município de Gurupi tem os recursos tecnológicos, ou seja, laboratórios aparelhados, mesmo que, às vezes, não tão modernos, que são colocados à disposição das escolas e, consequentemente, dos alunos e professores. Porém, de um modo geral, tais laboratórios não são utilizados de maneira a atender plenamente aos objetivos originais do programa, principalmente, por falta de capacitação adequada dos professores. De acordo com os resultados das entrevistas e questionários, há possibilidades de melhoria, em muitos aspectos. É preciso reorganizar e direcionar a utilização dos recursos tecnológicos do PROINFO como ferramenta pedagógica, para que possa refletir no ensino-aprendizagem. A utilização frequente destes recursos por alunos e comunidade, pode tornar a escola em centro disseminador da inclusão digital. Não basta possuir máquinas e fazer o uso diferente do que foi proposto ou simplesmente não utilizar. Ao analisar a eficácia do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO) no Município de Gurupi-TO, concluiu-se que o Programa é parcialmente eficaz, ao cumprir, apenas em parte, os objetivos originais do programa, que são: proporcionar a inclusão digital e servir como ferramenta de apoio pedagógico e, dessa forma, não atende de maneira satisfatória aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental.
Abstract: The National Program of Educational Technology - PROINFO is a program with the objective of promoting the pedagogical use of information technology in the public basic education network. The program takes computers, digital resources and educational content to schools. On the other hand, states, Federal District and municipalities must guarantee the adequate structure to receive laboratories and train educators to use the technologies. This paper aims to analyze the effectiveness of PROINFO, in terms of digital inclusion and pedagogical support, in primary schools in the final years, in the municipality of Gurupi-Tocantins. The research is qualitative and quantitative in nature with data collection through bibliographical and documentary research, questionnaires to students and semi-structured interviews with Municipal Education Secretary, directors, coordinators, managers and teachers. For data analysis, the techniques of content analysis and triangulation were used. It is evidenced that the Municipality of Gurupi has the technological resources, that is to say, laboratories equipped, although sometimes, not so modern, that are placed at the disposal of the schools and, consequently, of the students and teachers. However, in general, such laboratories are not used to fully meet the original objectives of the program, mainly because of the lack of adequate training of teachers. According to the results of the interviews and questionnaires, there are possibilities for improvement in many ways. It is necessary to reorganize and direct the use of technological resources of PROINFO as a pedagogical tool, so that it can reflect in teaching-learning. Frequent use of these resources by students and the community can make the school a center for disseminating digital inclusion. It is not enough to have machines and make different use of what was proposed or simply not to use. In analyzing the effectiveness of the National Educational Technology Program (PROINFO) in the Municipality of Gurupi-TO, it was concluded that the Program is partially effective in fulfilling only the original objectives of the program, namely: digital and serve as a pedagogical support tool and, therefore, does not satisfactorily meet the students of the final years of Elementary School.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1170
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