Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1143
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMiranda, Cynthia Mara-
dc.contributor.authorSousa, Sonielson Luciano de-
dc.date.accessioned2019-04-15T12:46:42Z-
dc.date.available2019-04-15T12:46:42Z-
dc.date.issued2018-08-24-
dc.identifier.citationSOUSA, Sonielson Luciano de. Mídia e construção de corporalidades masculinas juvenis: um estudo sobre frequentadores de academias de musculação.2018. 108f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Sociedade) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade, Palmas, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/1143-
dc.description.abstractThis dissertation is based on a research on the construction of body ideals and masculine corporalities from young men attending bodybuilding academies, and the role of the media in the construction of subjectivity of these subjects. In this way, it was sought to promote a reflection on the impacts that the media has on life dynamics, as well as to understand the dimension of the participants' own perception about the theme, regarding the power they have over their choices, through cultural inheritance and family and social arrangements. As methodological procedures, the focus group was chosen at two Palmas-TO academies, and the results are analyzed from the Content Analysis. In the development of the work it was verified that the young men of the two academies have convergent positions on the proposed themes, and corroborate the theses raised by the theoretical reference. Research has shown that the media - from film and celebrity profiles in electronic social networks - have a direct influence on the search for a male body ideal.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMídia; Redes Sociais; Corporalidades; Masculinidades; Identidades; Media; Social Networks; Corporalities; Masculinities; Identitiespt_BR
dc.titleMídia e construção de corporalidades masculinas juvenis: um estudo sobre frequentadores de academias de musculaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação é calcada em uma pesquisa sobre a construção de ideais de corpo e corporalidades masculinas de homens jovens frequentadores de academias de musculação, e o papel da mídia na construção da subjetividade destes sujeitos. Desta forma, buscou-se promover uma reflexão sobre os impactos que a mídia possui nas dinâmicas de vida, bem como entender qual a dimensão da própria percepção dos participantes acerca do tema, no que se refere ao poder que eles têm sobre suas escolhas, mediante eventuais heranças culturais e arranjos familiares e sociais. Como procedimentos metodológicos optou-se pela realização de Grupo Focal em duas academias de Palmas-TO, e os resultados são analisados a partir da Análise de Conteúdo. No desenvolvimento do trabalho verificou-se que os homens jovens das duas academias têm posicionamentos convergentes sobre os temas propostos, e corroboram as teses levantadas pelo referencial teórico. A pesquisa mostrou que a mídia – a partir, sobretudo, do cinema e de perfis de celebridades nas redes sociais eletrônicas – exerce influência direta na busca de um ideal de corpo masculino.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação e Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sonielson Luciano de Sousa - Dissertação.pdf4.49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.