Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/1107
Autor(a): Carvalho, Leonardo Brasil
Orientador: Araújo, Adriano Firmino Valdevino de
Título: Analise não-paramétrica da eficiência das unidades do IFTO: Aplicação de um modelo DEA
Palavras-chave: Eficiência; Educação Profissional e Tecnológica; Análise Envoltória de Dados; Efficiency; Vocational Education; Data Envelopment Analysis
Data do documento: 5-Jun-2014
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR
Citação: CARVALHO, Leonardo Brasil. Analise não-paramétrica da eficiência das unidades do IFTO: Aplicação de um modelo DEA. 2014. 76f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Palmas, 2014.
Resumo: Atualmente, no Brasil, tem-se aprofundado uma discussão sobre avaliação de eficiência no setor público, sobretudo pelo dispêndio do erário com políticas que necessitam ter finalidade especifica e objetiva. Algumas instituições, entretanto, tem sua finalidade subjetiva demasiadamente abstrata, como no caso das instituições de ensino. Neste caso, a avaliação perpassa pela operação produtiva da instituição, tal qual em uma empresa. Quanto de cada recurso é disponibilizado para estas instituições e que retornos objetivos a sociedade recebe explicita ou implicitamente? Para elucidar essa questão, este trabalho se propõe a oferecer uma parte necessária à análise e à tomada de decisão. Trata-se de um estudo do caso especifico de um conjunto de 6 unidades do Instituto Federal do Tocantins com aplicação de um modelo de Analise Envoltória de dados. Foram coletados dados nos diversos sistemas de informação disponíveis acerca de educação profissional e de recursos humanos. Do modelo aplicado, dadas as características da metodologia, obteve-se que 4 das 6 unidades são eficientes e 2 ineficientes. Percebe-se, ainda, um gap considerável entre os escores obtidos pelas DMUs eficientes e as ineficientes. Por fim, analisa-se os resultados obtidos a partir do modelo aplicado, que evidencia, como aspecto mais relevante, o fato de que unidades instaladas em cidades que servem de polo regional tendem a ser eficientes, enquanto unidades instaladas em cidades próximas à polos maiores tendem à ineficiência.
Abstract: Currently, in Brazil, has deepened a discussion of evaluation of public sector efficiency, especially at the public treasury expenditure policies that need to have specific purpose and objective. Some institutions, however, has its subjective purpose too abstract, as in the case of educational institutions. In this case, the evaluation goes through the productive work of the institution, which in such a company. How much of each resource is available for these institutions and that results explicitly or implicitly aims the society receives? To elucidate this question, this dissertation aims to provide a necessary part of the analysis and decision making. This is a specific case study of a set of 6 units from the Federal Institute of Tocantins (IFTO, in portuguese) with application of a Data Envelopment Analysis model. Data in various information systems available on vocational education and human resources were collected. By the model applied, view of the characteristics of the methodology, it was found that 4 of the 6 units are efficient and 2 units are inefficient. It was also noticed a considerable gap between the scores obtained by the efficient DMUs and inefficient. Finally, is analyzed the results obtained from the model applied, which shows, as most relevant aspect, the fact that units installed in cities which are regional center tends to be efficient, while units installed near the poles major cities tends inefficiency.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1107
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