Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1091
Authors: Soares, Ustana Ferraz
metadata.dc.contributor.advisor: Iwamoto, Helga Midori
Title: Políticas públicas de incentivo à leitura: o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) no câmpus Paraíso do Tocantins do Instituto Federal do Tocantins
Keywords: Políticas Públicas de Leitura; PNBE; Leitura literária; Ensino Médio; IFTO; Public Reading Policies; PNBE; Literary reading; High school
Issue Date: 30-May-2018
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas - Gespol
Citation: SOARES, Ustana Ferraz. Políticas públicas de incentivo à leitura: o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) no câmpus Paraíso do Tocantins do Instituto Federal do Tocantins. 2018. 305f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas, Palmas, 2018.
metadata.dc.description.resumo: O acervo do Programa Nacional de Biblioteca na Escola no processo de mediação e de leitura literária no ensino médio do Instituto Federal do Tocantins com ênfase no Câmpus Paraíso do Tocantins. A problemática que incita esta investigação centra-se na política pública que oferece a materialidade aos bens culturais e as dificuldades encontradas no processo de circulação e o uso efetivo do acervo no ambiente escolar. A pesquisa parte do estudo das concepções de leitura, das políticas públicas internacionais para o livro, leitura e bibliotecas, em especial, na América Latina e do percurso histórico em torno das iniciativas governamentais a favor do incentivo à leitura na sociedade brasileira. Identificam-se as práticas leituras no Brasil a partir dos resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos, do Indicador de Alfabetismo Brasileiro, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua e da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Apresenta-se o Programa Nacional de Biblioteca na Escola como uma política de distribuição de acervos literários e didáticos às bibliotecas das escolas públicas com o intuito de suprir a carência de bens culturais. A metodologia inclui pressupostos de investigação qualitativa com delineamento em estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de fontes documentais do Ministério da Educação e Instituto Federal do Tocantins, entrevistas semiestruturadas e questionário. Fundamentou-se na concepção de Análise de Conteúdo de Bardin (1977) para a análise dos dados. O lócus da pesquisa é o Câmpus Paraíso do Tocantins e os sujeitos investigados incluem os bibliotecários do Instituto Federal do Tocantins, professores de línguas portuguesa e estrangeiras e os discentes do ensino médio integrado do Câmpus Paraíso do Tocantins. Sobretudo, apoia-se nos elementos de natureza ética da pesquisa baseados na Resolução nº 196 (BRASIL, 1996a). Os dados construídos possibilitam responder a seguinte indagação: como a comunidade escolar tem se apropriado dos acervos disponibilizados pelo PNBE para o estímulo à leitura? Os resultados indicam que o acervo do Programa Nacional de Biblioteca na Escola não contribuiu para promoção de práticas de leitura efetiva. Observou-se que os mediadores não executam atividades de leitura com as obras do acervo, todavia, os discentes têm os professores como responsáveis pela formação de leitor. Verificou-se que 49,25% dos discentes discordam das metodologias e didática aplicadas nas aulas de literatura e 80,6% utiliza a biblioteca para outros fins que não sejam a leitura e o empréstimo de livros. Identificou-se o perfil dos leitores: a maioria dos alunos lê (62,68%) e gosta de literatura (70,90%), principalmente, livros que retratam seu cotidiano; 52,24% não lê devido às exigências escolares e 50% leem livros impressos. Em relação aos profissionais, são leitores guiados por questões profissionais e de aprendizagem. Constatou-se que o Programa Nacional de Biblioteca na Escola mantem-se como uma política distributiva e não de formação de leitores, haja vista ser necessário que os mediadores se apropriem do acervo para aproximálos aos estudantes. Pretende-se, assim, contribuir para reflexões críticas sobre as políticas públicas de leitura.
Abstract: The collection of the National School Library Program in the process of mediation and literary reading at the high school of the Federal Institute of Tocantins with emphasis on Campus Paraíso do Tocantins. The problem that prompts this research is the public policy that offers materiality to cultural assets and the difficulties encountered in the circulation process and the effective use of the acquis in the school environment. The research is based on the study of reading conceptions, international public policies for books, reading and libraries, especially in Latin America, and the history of government initiatives to encourage reading in Brazilian society. Practical readings in Brazil are identified from the results of the International Student Assessment Program, the Brazilian Literacy Indicator, the National Continuous Household Sample Survey, and the Portraits of Reading research in Brazil. The National School Library Program is presented as a policy of distribution of literary and didactic collections to the public school libraries in order to supply the lack of cultural goods. The methodology includes qualitative research assumptions with a case study design. Data were collected through documentary sources from the Ministry of Education and Federal Institute of Tocantins, semi-structured interviews and questionnaire. It was based on the design of Content Analysis of Bardin (1977) for the analysis of the data. The locus of the research is Campus Paraíso do Tocantins and the subjects investigated include the librarians of the Federal Institute of Tocantins, teachers of Portuguese and foreign languages and the students of the integrated high school of Campus Paraíso do Tocantins. Above all, it is based on ethical elements of research based on Resolution 196 (BRASIL, 1996a). The constructed data make it possible to answer the following question: how has the school community appropriated the collections made available by the National School Library Program to stimulate reading? The results indicate that the National School Library Program collection did not contribute to the promotion of effective reading practices. It was observed that the mediators do not perform reading activities with the works of the collection, however, the students have the teachers as responsible for the formation of the reader. It was found that 49.25% of the students disagree with the methodologies and didactics applied in literature classes and 80.6% use the library for purposes other than reading and borrowing books. The profile of the readers was identified: most of the students read (62.68%) and liked literature (70.90%), mainly, books that portray their daily life; 52.24% do not read because of school requirements and 50% read printed books. In relation to professionals, they are readers guided by professional and learning issues. It was found that the National School Library Program is maintained as a distributive policy and not a training of readers, since it is necessary for the mediators to appropriate the collection to bring them closer to the students. It is intended, therefore, to contribute to critical reflections on public reading policies.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1091
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas

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