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Authors: Lago, Tânia Maria
metadata.dc.contributor.advisor: Gonçalves, Lina Maria
Title: Gestão das políticas de assistência estudantil: possibilidades para permanência no ensino superior
Keywords: Políticas Públicas; Ensino Superior; Gestão; Evasão/Permanência; Assistência/Assistencialismo; Public educational policies; Higher Education; Management; Evasion/permanence; Assistance/welfare
Issue Date: 8-Nov-2018
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas - Gespol
Citation: LAGO, Tânia Maria. Gestão das políticas de assistência estudantil: possibilidades para permanência no ensino superior. 2018. 123f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas, Palmas, 2018.
metadata.dc.description.resumo: A Assistência Estudantil no Ensino Superior busca assegurar aos estudantes de baixa renda a conclusão de sua graduação. Embora, em sua trajetória histórica, configure-se por ações pontuais de assistencialismo, nos últimos anos, vem sendo regulamentada por legislações específicas, juntamente com outras políticas públicas para o Ensino Superior. Quando implementadas, as políticas de Assistência Estudantil podem configurar-se como alternativas favoráveis à permanência estudantil, e assim, diminuir os índices de evasão. Essa crença foi o que despertou o interesse em investigar a temática e assim analisar as possibilidades de contribuir com a Gestão da Permanência dos estudantes no Centro Universitário UnirG. Portanto, trata-se de um estudo de caso, realizado a partir de pesquisa documental e bibliográfica, com abordagem qualiquantitativa, conjugada com princípios do método dialético, ao considerar os conceitos opostos complementares: permanência-evasão. Os conteúdos coletados nos documentos levantados na Secretaria Acadêmica e em diversos setores institucionais foram categorizados e submetidos à analise de conteúdo, com o objetivo geral de analisar a evolução e gestão das atividades de Assistência Estudantil no Centro Universitário UnirG, em Gurupi – TO nos últimos 5 (cinco) anos. Os resultados da pesquisa apontam que as políticas de Assistência Estudantil, já implementadas na instituição, alcançam parcialmente os estudantes que realmente delas precisam. Embora os resultados apontem investimentos da gestão com criação de vários programas de Assistência Estudantil, os mesmos não vêm atuando de forma integrada, não contam com gestão de um departamento específico e, funcionam de forma isolada, desarticulada uns dos outros, não compartilham seus planos nem resultados. Conclui-se que se fazem necessárias melhorias, especialmente no monitoramento e avaliação dos mesmos, bem como necessidade de maior atenção aos motivos da não permanência, para que sejam criadas ações articuladas para a prevenção da evasão/promoção da permanência.
Abstract: The Student Assistance in Higher Education seeks to ensure low-income students the completion of their degree. Although in its historical trajectory, it has been molded by specific actions of social assistance, in recent years, it has been regulated by specific legislation, along other public policies for Higher Education. When implemented, Student Assistance policies can be used as favorable alternatives to student’s permanency, and then, reduce dropout rates. This belief was what sparked interest in investigating the subject and consequently analyzing the possibilities of contributing to the Management of Permanence of the students in the UnirG University Center. Therefore, it is a case study, carried out from documentary and bibliographical research, with a qualiquantitative approach, conjoined with principles of the dialectical method, when considering the opposite complementary concepts: permanence-evasion. The contents collected in the documents gathered in the Academic office and in several institutional sectors were categorized and submitted to the content analysis, with the general objective of analyzing the evolution and management of the Student Assistance activities at UnirG University Center in Gurupi - TO in the last 5 (five) years. The results of the research indicate that the Student Assistance policies already implemented in the institution, partially reach the students who really need them. Although the results point to management investments with the creation of several Student Assistance programs, they do not work in an integrated way and they are not managed of a specific department. They work in isolation, disjointed from one another, and do not share their plans or results. It is concluded that improvements are necessary, especially in their monitoring and evaluation, as well as the need for greater attention to the reasons for non-permanence, so that joint actions are created to prevent evasion / promotion of permanence.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1090
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas

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