Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/1069
Autor(a): Oliveira, Rubens Alves de
Orientador: Fernandes, Alcione Marques
Título: Equações do segundo grau: resgate histórico dos seus métodos de resolução
Palavras-chave: História da Matemática; Equação polinomial do 2o grau; Métodos de Resolução; History of Mathematics; Polynomial equation of the second degree; Methods of Resolution
Data do documento: 7-Dez-2018
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat
Citação: OLIVEIRA, Rubens Alves de. Equações do segundo grau: resgate histórico dos seus métodos de resolução.2018.93f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Arraias, 2018.
Resumo: Esta dissertação é um estudo a respeito das equações do 2o grau em um contexto histórico que visa dar ao professor de matemática dos Ensinos Fundamental (9o ano) ou Médio (1o série) condições de instigar os estudantes a levantarem importantes questionamentos sobre o assunto, o que aumenta o interesse e, consequentemente, melhora o aprendizado da turma. Dessa forma, esta Dissertação pode oferecer ao professor de matemática de Ensino Fundamental ou Médio, condições para esclarecer algumas dúvidas dos estudantes e enriquecer sua prática com a História da Matemática, tendo em vista que suas aulas podem ser ressignificadas com a utilização de alguns métodos para resolução das equações polinomiais do 2o grau desenvolvidas ao longo de muitos séculos. Esta dissertação também poderá ser utilizada também como referência por estudantes em nível de graduação, principalmente nos cursos de Licenciatura em Matemática, para ampliação de seus conhecimentos sobre equações polinomiais do 2o grau e para contribuir com a formação dos futuros professores e professoras.
Abstract: This dissertation is a study about the second degree equations in a historical context which aims to give the math teacher of the elementary school (9th Year) or middle school (1st Grade) conditions to instigate the students to raise important questions on the subject, which increases interest and, consequently, improves the learning of the class. This way, this dissertation can offer the teacher in mathematics of elementary of middle school, conditions to clarify some doubts of the students and enrich their practice with the History of Mathematics, in view of their classes can be resignified with the use of some methods solve the polinomial equations of second degree developed along many centuries. This dissertation is too addressed to teachers who work in Elementary School (9th grade) or Middle (1st grade), but will can also be used as a reference by undergraduates at the undergraduate level, especially in the degree courses in Mathematics, for extension of their knowledge about polynomial equations of the second grade and for contribute to the training of future teachers.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1069
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rubens Alves de Oliveira - Dissertação.pdf4.06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.