Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/1067
Autor(a): Borges, Claudiany Narciso
Orientador: Fernandes, Alcione Marques
Título: A história da Matemática e ludicidade como proposta didática para o ensino da Matemática
Palavras-chave: Ensino de matemática; História; Ludicidade; Alunos; Mathematics teaching; History; Plaufulness; Students
Data do documento: 29-Out-2018
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat
Citação: BORGES, Claudiany Narciso. A história da Matemática e ludicidade como proposta didática para o ensino da Matemática.2018.55f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Arraias, 2018.
Resumo: Esta dissertação analisa as condições de aproximação entre história da matemática e a ludicidade, como método de aprendizagem. A educação matemática tem se mostrado como um desafio nos dias atuais. Diante disso, o objetivo principal desta pesquisa é discutir os meios segundo os quais, para melhorar a aprendizagem dos conceitos matemáticos, o uso da história e da ludicidade se relacionam para potencializar as perspectivas de aprendizagem. Metodologicamente, este estudo lança mão da pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfica. Entre as principais reflexões destacadas, estão: Mendes (2006; 2003); Mol (2013), Anjos Filho (2017), Freitas (2017) além dos clássicos Boyer (1974) e Eves (2004), bem como os documentos Parâmetros Curriculares Nacionais – Matemática e a Base Nacional Comum Curricular. A partir desses e outros textos analisados, observa-se que no interior da sala de aula, apenas apresentar conceitos sem a devida contextualização histórica, não tem surtido efeito. Sendo assim, a história juntamente com a ludicidade apresenta-se como campos extremamente importantes para a Matemática, especialmente no que diz respeito ao seu ensino para alunos do ensino fundamental. Os quatro capítulos deste trabalho articulam-se para mostrar justamente essa possibilidade em favor da cognição dos alunos. Finalmente, deve-se destacar o modo como essa a Matemática, enquanto produção cultural, se mostra como campo interdisciplinar exigindo, por assim dizer, novas práticas para novas formas de agir e pensar dos alunos.
Abstract: This dissertation analyzes the conditions of approximation between history of mathematics and playfulness as a method of learning. Mathematics education has proved to be a challenge today. Therefore, the main objective of this research is to discuss the means by which, to improve the learning of mathematical concepts, the use of history and playfulness are related to the potential of learning perspectives. Methodologically, this study makes use of the qualitative, bibliographical research. Among the main reflections highlighted are: mendes (2006; 2003); (2013), Anjos Filho (2017), Freitas (2017) in addition to the classic Boyer (1974) and Eves (2004), as well as the documents National Curriculum Parameters – Mathematics and the National Curricular Common Base. From these and other texts analyzed, it is observed that within the classroom, only presenting concepts without proper historical contextualization, has no effect. Thus, history along with playfulness presents itself as extremely important fields for Mathematics, especially with regard to its teaching for elementary school students. The four chapters of this paper articulate to show precisely this possibility in favor of students’ cognition. Finally, it should be pointed out how Mathematics, as a cultural production, shows itself as an interdisciplinary field requiring, as it were, new practices for new forms of student action and thinking.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1067
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