Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/1028
Autor(a): Marinho, Claudiney de Freitas
Orientador: Lira, Elizeu Ribeiro
Título: Terra de trabalho e terra de negócio no território da Prelazia de São Félix do Araguaia, região nordeste do estado de Mato Grosso: a atuação religiosa, ideológica, social e política do bispo Pedro Casaldáliga
Palavras-chave: Camponeses; Expropriação; Pedro Casaldáliga; PA Dom Pedro; peasants; expropriation;
Data do documento: 18-Jun-2018
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG
Citação: MARINHO, Claudiney de Freitas. Terra de trabalho e terra de negócio no território da Prelazia de São Félix do Araguaia, região nordeste do estado de Mato Grosso: a atuação religiosa, ideológica, social e política do bispo Pedro Casaldáliga.2018. 110f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2018.
Resumo: Essa pesquisa teve por objetivo compreender as estratégias de luta pela terra e de resistência camponesa contra a concentração fundiária na microrregião geográfica norte Araguaia, região nordeste do estado de Mato Grosso, contextualizado pelo seu caráter desigual e contraditório ao desenvolvimento do capitalismo nesse território. Desse modo, foi possível destacar o papel fundamental da Prelazia de São Félix do Araguaia, bem como de seus agentes pastorais e sobretudo do bispo D. Pedro Casaldáliga que desde o final da década de 1960, sob orientações da Teologia da Libertação, posicionaram-se contra a concentração fundiária, a expulsão dos povos tradicionais e das famílias camponesas, a exploração direta e indireta da força de trabalho promovida pelo modo de produção capitalista. As análises dos dados empíricos extraídos de entrevistas e questionários semiestruturado junto aos camponeses do projeto de assentamento Dom Pedro consistiram numa tentativa de revelar as alternativas encontradas por estes sujeitos sociais, de promover a continuidade e a reprodução material e cultural no lugar onde sempre estiveram, ou seja, na terra de trabalho, antagônica à terra de exploração. Nesta tessitura nos subsidiamos teoricamente de intelectuais das questões agrárias como Chayanov, Shanin, Martins, Oliveira, Ianni, Porto Gonçalves, que outrora discorreram sobre existência e (r) existência das relações não capitalistas de produção resultante do caráter contraditório da expansão capitalista no campo. Portanto, a tríade camponesa: terra, família e trabalho revelou condição indissociável para o entendimento da manutenção e da continuidade do modo de vida camponês no PA Dom Pedro.
Abstract: Thisresearchaimedtounderstandthestrategiesofstruggle for landandpeasantresistanceagainstlandtenurein thenorthgeographicmicroregion Araguaia, northeastregionofthestateof Mato Grosso, contextualizedby its unequalandcontradictorycharactertothedevelopmentofcapitalism in thatterritory. Therefore, it waspossibletoemphasizethe fundamental role ofthePrelatureof Saint Felix of Araguaia, as well as of its pastoral agentsandespeciallyofthebishop D. Pedro Casaldáligathatsincetheendofthe 1960s, undertheguidanceofLiberationTheology, theyplacedthemselvesagainsttheconcentrationofland, theexpulsionoftraditionalpeoplesandpeasantfamilies, thedirectandindirectexploitationofthe labor force promotedbythecapitalistmodeofproduction. The analyzesoftheempirical data extractedfrom interviews andsemi-structuredquestionnaireswiththepeasantsofthe Dom Pedro settlementprojectconsistedofanattempttorevealthealternativesfoundbythese social subjects, topromotecontinuityand material and cultural reproduction in theplacewheretheyhavealwaysbeen, or it is, in thelandof labor, antagonistictothelandofexploitation. In thiscontextwetheoreticallysubsidizeintellectualsofagrarianissuessuch as Chayanov, Shanin, Martins, Oliveira, Ianni, Porto Gonçalves, whooncediscussedtheexistenceand (r) existenceofnoncapitalistrelationsofproductionresultingfromthecontradictorycharacterofcapitali stexpansion in thecountryside. Therefore, thepeasanttriad: land, familyandworkrevealedanindissociablecondition for theunderstandingofthemaintenanceandcontinuityofthepeasantwayoflife in PA Dom Pedro.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1028
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Claudiney de Freitas Marinho - Dissertação.pdf4.05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.