Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/1021
Autor(a): Santos, Ana Paula dos
Orientador: Miranda, Cynthia Mara
Título: Pautando gênero: narrativas jornalísticas sobre a proibição da discussão de gênero na Educação
Palavras-chave: Gênero; Mídia; Educação; Jornalismo; Narrativas;Gender; Media; Education; Journalism; Narratives
Data do documento: 30-Mai-2018
Citação: SANTOS, Ana Paula dos. Pautando gênero: narrativas jornalísticas sobre a proibição da discussão de gênero na Educação.2018. 122f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Sociedade) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade, Palmas, 2018.
Resumo: A discussão sobre as questões de gênero tem atraído atenção de diversos segmentos da sociedade, alcançado visibilidade na mídia e nas redes sociais, além de ser alvo de disputas ideológicas e políticas na esfera pública. No Brasil, desde 2015, no campo da educação, observa-se um acirramento dessas disputas em razão da aprovação do Plano Nacional de Educação, que devido à pressão de setores conservadores do Congresso Nacional, retirou a palavra "gênero" do documento final. Essa supressão teve repercussão nos estados e municípios e representou um retrocesso na luta pelo combate à misoginia, sexismo, homofobia, transfobia e outras discriminações. Entendendo a mídia como um mecanismo complexo de representação social, utilizando a metodologia da Análise Crítica da Narrativa Jornalística, a pesquisa buscou compreender como foram construídas as narrativas jornalísticas em jornais on-line do Tocantins, sobre as controvérsias e disputas envolvendo a proibição da discussão de gênero nas escolas municipais de Palmas/TO por ocasião da publicação da Medida Provisória nº 06/2016 que alterou o Plano Municipal de Educação. No enredo construído, a partir dos acontecimentos narrados pelos veículos pesquisados, destacaram-se cinco discursos que caracterizaram a forma como as questões de gênero foram abordadas neste contexto. A reprodução discursos religiosos e equívocos no uso de termos relacionados ao tema, ficou evidente. As matérias jornalísticas, em sua grande maioria não provocaram uma efetiva discussão de questões pertinentes ao tema, revelando apenas a reprodução dos fatos e das falas dos envolvidos.
Abstract: The discussion on gender issues has attracted attention from various segments of society, achieved visibility in the media and on social networks, as well as being the target of ideological and political disputes in the public sphere. In Brazil, since 2015, in the field of education, there has been a sharpening of these disputes due to the approval of the National Education Plan, which, due to pressure from conservative sectors of the National Congress, removed the word "gender" from the final document. This suppression had repercussions in the states and municipalities and represented a step backwards in the fight against the misogyny, sexism, homophobia, transphobia and other discriminations. Understanding the media as a complex mechanism of social representation, using the methodology of Critical Analysis of Narrative Journalism, the research sought to understand how journalistic narratives were constructed in online newspapers of Tocantins, about the controversies and disputes involving the prohibition of the discussion of gender in the municipal schools of Palmas/TO on the occasion of the publication of Provisional Measure 06/2016 that changed the Municipal Education Plan. In the constructed plot, from the events narrated by the surveyed vehicles, five speeches were highlighted that characterized the way the gender issues were approached in this context. The reproduction of religious discourses and misunderstandings in the use of terms related to the theme was evident. Most journalistic material did not provoke an effective discussion of issues pertinent to the topic, revealing only the reproduction of the facts and the speeches of those involved.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1021
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