Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/986
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dc.contributor.advisorSilva, Edna de Mello-
dc.contributor.authorAlves, Yago Modesto-
dc.date.accessioned2018-08-08T13:57:09Z-
dc.date.available2018-08-08T13:57:09Z-
dc.date.issued2018-04-12-
dc.identifier.citationALVES, Yago Modesto. Jornalismo em mídias sociais de imagens instantâneas: as narrativas jornalísticas em formato de stories no Snapchat e Instagram.2018. 167f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Sociedade) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade, Palmas, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/986-
dc.description.abstractThe present dissertation has as its theme the appropriation by journalism in social media that is based on the publication of messages in format of instant images. The main goal is to understand the journalistic content produced in social media applications of ephemeral images through Stories. In addition, specifically, the research seeks to present the concepts and characteristics of digital narratives in journalism; to discuss the general context of appropriation of social media by journalism; to present the appearance, characteristics and peculiarities of Snapchat and Instagram Stories; To propose and characterize the typologies of journalistic narratives in Stories format; and analyze how these narratives are used by journalistic profiles in the Instagram and Snapchat social media applications from print, television, and the internet. To do so, we use bibliographic research and specific techniques of content analysis, based on the methodological procedures proposed by Bardin (2009); and descriptive analysis, according to the propositions of Lopes (2003). Through observation and categorization, it identifies and characterizes nine types of journalistic narratives in Stories format: Textual Narrative; Textual Hypermedia; Hypermedia call; Invitation; Hypermiditic Invitation; Journalist Selfie; Note; Interview; and Multiple Formats. Finally, it analyzes how these narratives are used by twelve journalistic profiles, in the case of Instagram Stories: @cbsnews, @nbcnews, @globonews, @uoloficial, @ portalg1, @bbcbrasil, @opovoonline, @jornaloglobo, @ staadao; and Snapchat: @abcnews, @uoloficial and @ snap-express. From the analysis and descriptions, it is pointed out that the Stories narratives are an adaptation of the journalistic narratives to the potentialities and limitations of the social media of instantaneous images, with elements of reporting, news, lead, interview, note, call, among others . It is concluded that, regardless of the original medium, journalistic profiles, for the most part, use one or two types of narrative in Stories format, thus, there are patterns in the types of posts.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMídias Sociaispt_BR
dc.subjectImagens Instantâneaspt_BR
dc.subjectNarrativa Jornalísticapt_BR
dc.subjectSnapchatpt_BR
dc.subjectInstagram Storiespt_BR
dc.subjectEphemeral Imagespt_BR
dc.subjectJournalistic Narrativept_BR
dc.titleJornalismo em mídias sociais de imagens instantâneas: as narrativas jornalísticas em formato de stories no Snapchat e Instagrampt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem como temática a apropriação pelo jornalismo nas mídias sociais que tem como base a publicação de mensagens em formato de imagens instantâneas. O principal objetivo é compreender o conteúdo jornalístico produzido nos aplicativos de mídias sociais de imagens instantâneas através de Stories. Além disso, de forma específica, a pesquisa busca apresentar os conceitos e características das narrativas digitais no jornalismo; dissertar sobre o contexto geral de apropriação das mídias sociais pelo jornalismo; apresentar o surgimento, características e particularidades do Snapchat e Instagram Stories; Propor e caracterizar as tipologias de narrativas jornalísticas em formato de Stories; e analisar como essas narrativas são utilizadas pelos perfis jornalísticos nos aplicativos de mídias sociais Instagram e Snapchat, originários do meio impresso, da televisão e da internet. Para tanto, se utiliza da pesquisa bibliográfica e de técnicas especificas da análise de conteúdo, a partir dos procedimentos metodológicos propostos por Bardin (2009); e da análise descritiva, segundo as proposições de Lopes (2003). Por meio da observação e categorização, identifica e caracteriza nove tipos narrativas jornalísticas em formato de Stories: Narrativa Textual; Textual Hipermidiática; Chamada Hipermidiática; Convite; Convite Hipermidiática; Jornalista Selfie; Nota; Entrevista; e Múltiplos Formatos. Por fim, analisa como essas narrativas são utilizadas por doze perfis jornalísticos, no caso do Instagram Stories: @cbsnews, @nbcnews, @globonews, @uoloficial, @portalg1, @bbcbrasil, @opovoonline, @jornaloglobo, @estadao; e no Snapchat: @abcnews, @uoloficial e @snap-expresso. A partir das análises e descrições, aponta que as narrativas em formato de Stories são uma adaptação das narrativas jornalísticas às potencialidades e limitações das mídias sociais de imagens instantâneas, com elementos da reportagem, da notícia, lead, entrevista, nota, chamada, dentre outros. Conclui-se que, independente do meio originário, os perfis jornalísticos, em sua maioria, utilizam um ou dois tipos de narrativa em formato de Stories, existindo, assim, padrões nos tipos de postagens.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
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