Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/8097
Authors: Pinheiro, Patrícia
metadata.dc.contributor.advisor: Araújo, Rosemary Negreiros de
Title: Do quilombo à universidade pública: acesso e estratégia de resistências no território da UFT - Miracema
Keywords: Estudantes quilombolas. Território. Reexistência. Universidade. História oral.Quilombola students. Territory. Re-existence. University. Oral history
Issue Date: 30-Sep-2025
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Citation: PINHEIRO, Patrícia. Do quilombo à universidade pública: acesso e estratégia de resistências no território da UFT - Miracema. 2025.114f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Miracema do Tocantins, 2025.
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação analisa as trajetórias de estudantes quilombolas do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Miracema, com o objetivo de compreender os desafios enfrentados no processo de ingresso, as estratégias de resistência para a permanência e as dimensões socioterritoriais que atravessam suas experiências dentro do espaço acadêmico. A universidade é compreendida aqui como um território simbólico e material, historicamente marcado por exclusões, onde estudantes quilombolas constroem reexistências a partir da afirmação de suas identidades, culturas e memórias. A pesquisa dialoga com os conceitos de território, territorialidade e quilombo, com base na perspectiva crítica de Beatriz Nascimento, que compreende o quilombo como projeto coletivo de sociedade negra, estruturado na ancestralidade e na luta política. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, com base na história oral, e envolveu o mapeamento e a escuta de estudantes quilombolas da UFT. As narrativas revelaram percursos marcados por desigualdades históricas, racismo institucional, ausência de políticas específicas de permanência, mas também por vínculos comunitários, espiritualidade, redes de apoio e ações afirmativas. Os relatos evidenciam que a permanência desses sujeitos no ensino superior não se dá sem enfrentamentos cotidianos, e que aquilombar-se na universidade é construir territórios de luta e pertencimento. Ao valorizar os saberes tradicionais, as expressões culturais como a súcia, e os laços com os territórios de origem, os estudantes afirmam que a universidade pode ser um espaço de transformação quando reconhece a pluralidade dos sujeitos que a compõem. Esta pesquisa reafirma, portanto, a importância de escutar vozes quilombolas no interior da academia como estratégia de ruptura com a lógica colonial que ainda estrutura o ensino superior no Brasil.
Abstract: This dissertation analyzes the trajectories of quilombola students from the Social Work program at the Federal University of Tocantins (UFT), Miracema campus, with the aim of understanding the challenges faced in the process of admission, the resistance strategies for permanence, and the socio-territorial dimensions that shape their experiences within the academic space. The university is understood here as a symbolic and material territory, historically marked by exclusions, where quilombola students construct re-existences through the affirmation of their identities, cultures, and memories. The research engages with the concepts of territory, territoriality, and quilombo, based on the critical perspective of Beatriz Nascimento, who conceives quilombo as a collective project of Black society, structured around ancestry and political struggle. The methodology adopted is qualitative in nature, grounded in oral history, and involved the mapping and listening to quilombola students at UFT. The narratives revealed trajectories marked by historical inequalities, institutional racism, and the absence of specific permanence policies, but also by community ties, spirituality, support networks, and affirmative actions. The accounts demonstrate that the permanence of these subjects in higher education does not occur without daily struggles, and that “aquilombar-se” within the university means constructing territories of struggle and belonging. By valuing traditional knowledge, cultural expressions such as the súcia, and connections with their territories of origin, the students affirm that the university can be a space of transformation when it recognizes the plurality of the subjects who comprise it. This research, therefore, reaffirms the importance of listening to quilombola voices within academia as a strategy to break with the colonial logic that still structures higher education in Brazil.
URI: http://hdl.handle.net/11612/8097
Appears in Collections:Mestrado em Serviço Social (PPGSSocial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Patrícia Pinheiro - Dissertação de mestrado.pdf3.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.