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http://hdl.handle.net/11612/8090| Authors: | Medici, Domenico dos Santos |
| metadata.dc.contributor.advisor: | Lano, Marciel Barcelos |
| Title: | Uma autonarrativa sobre os jogos escolares em Vila Rica/MT |
| Keywords: | História; Jogos Escolares; Praticantes do Cotidiano; Mato Grosso; History; School Games; Everyday Practitioners |
| Issue Date: | 28-Aug-2025 |
| Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE |
| Citation: | MEDICI, Domenico dos Santos. Uma autonarrativa sobre os jogos escolares em Vila Rica/MT. 2025.71f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2025. |
| metadata.dc.description.resumo: | Esta dissertação tem como objetivo geral analisar, por meio de uma autonarrativa, o papel dos Jogos Escolares na cidade de Vila Rica, no Mato Grosso, almejando compreender como a sua organização e intencionalidade impactam a formação de jovens para além do capital prático associado às competições. Mediante pesquisas em indexadores, documentos e fotos e a partir da autonarrativa, a fim de analisar e de mapear as lacunas de estudos referentes aos jogos no Brasil e na região em destaque, este trabalho perpassa pela introdução e justificativa, por um breve histórico, pela organização do estudo, pelos objetivos específicos, pela metodologia, pelo desenvolvimento e pelos apontamentos próprios, todos articulados ao tema central. Dessa forma, esta dissertação possui caráter plurimetodológico, sendo de natureza quantitativa e qua- litativa. A dissertação assume o método Crítico Documental (Bloch, 2001), a partir da pesquisa bibliométrica (Mugnaini, 2003) para a organização de nosso estudo e a adaptação do nosso objeto, com o intuito de mapear as produções no Brasil, na Região Centro-Oeste e em Mato Grosso. Para a definição das categorias de análise, buscaram-se estudos que investigam os jogos em perspectiva historiográfica, em perspectiva crítica e em perspectiva voltada ao rendimento. A categoria outros foi utilizada para aqueles estudos que não se enquadraram em nenhuma das três categorias anteriores. Aplicaram-se os indicadores bibliométricos 1) ritmo da produção; 2) ritmo de citações por categoria de análise; 3) impacto das citações por artigo mapeado. nos seguintes indexadores: Scielo (Biblioteca Eletrônica Científica Online) e Portal de Periódicos da Capes. Foram identificados dezenove artigos mapeados nos indexadores. Diante desse resultado, foram feitas análises dos artigos de acordo com as categorias. Apresentou-se um contexto histórico da Educação Física relacionado aos Jogos Escolares e, em sequência à primeira parte, a partir do método crítico documental (Bloch, 2001) e da técnica da bibliometria de Mugnaini (2003), há a análise dos dados dentro do recorte temporal de 2004 a 2024, examinando o caminho que segue a produção científica brasileira relacionada aos jogos na área da Educação Física, focando na Região Nordeste do Mato Grosso. Na segunda parte da análise, será apresentada uma autonarrativa (Souza, 2008) com memórias de ações de praticantes do cotidiano (Certeau, 1998), por meio das memórias da vida pessoal e profissional dos narradores. Essas narrativas dinâmicas estão em constante reconstituição do passado, relacionando o presente com perspectivas futuras (Abrahão, 2003). Traremos à tona o movimento e a história dos jogos, utilizando de diferentes fontes para versar sobre a importância dos Jogos Escolares no processo de escolarização e acerca dos desafios que essa prática gera nos cotidianos escolares em Vila Rica, na Região Nordeste de Mato Grosso. |
| Abstract: | This dissertation aims to analyze, through a self-narrative, the role of the School Games in the city of Vila Rica, Mato Grosso, aiming to understand how their organization and intentionality impact the development of young people beyond the practical capital associated with the competitions. Through research in indexes, documents, and photos, and based on the self - narrative, to analyze and map the gaps in studies related to the games in Brazil and the region in question, this work encompasses an introduction and justification, a brief history, the organization of the study, the specific objectives, the methodology, the development, and the individual notes, all linked to the central theme. Therefore, this dissertation has a multi- methodological character, being both quantitative and qualitative in nature. This dissertation uses the Critical Documentary method (Bloch, 2001) and bibliometric research (Mugnaini, 2003) to organize our study and adapt our objective. We aimed to map the productions in Brazil, the Central-West Region, and Mato Grosso. To define the categories of analysis, we sought studies that investigated games from a historiographical, critical, and performance-oriented perspective. The "other" category was used for studies that did not fit into any of the three previous categories. The following bibliometric indicators were applied: 1) production rate; 2) citation rate by category of analysis; and 3) citation impact per mapped article. The following indexes were used: Scielo (Scientific Electronic Library Online) and the Capes Journals Portal. Nineteen articles were mapped across the indexes. Based on these results, the articles were analyzed according to the categories. The historical context of Physical Education related to the School Games was presented. Following the first part, using the critical documentary method (Bloch, 2001) and Mugnaini's bibliometric technique (2003), the data were analyzed within the time frame from 2004 to 2024, examining the path followed by Brazilian scientific production related to games in the area of Physical Education, focusing on the Northeast region of Mato Grosso. The second part of the analysis presents a self-narrative (Souza, 2008) with memories of everyday actions of practitioners (Certeau, 1998), through the memories of the narrators' personal and professional lives. These dynamic narratives are in constant reconstitution of the past, relating the present with future perspectives (Abrahão, 2003). We will highlight the movement and history of games, using various sources to discuss the importance of School Games in the schooling process and the challenges this practice creates in everyday school life in Vila Rica, in the Northeast region of Mato Grosso. |
| URI: | http://hdl.handle.net/11612/8090 |
| Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
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