Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/8089| Authors: | Barbosa, Letícia Apoliana Ferreira |
| metadata.dc.contributor.advisor: | Freire, Juciley Silva Evangelista |
| Title: | Educação infantil escolar indígena Akwẽ-Xerente: análise sob a perspectiva histórico-cultural na amazônia tocantinense |
| Keywords: | Educação infantil indígena; Psicologia Histórico-Cultural; Criança Akwẽ- Xerente; Indigenous early childhood education; Historical-Cultural Psychology; Akwẽ- Xerente child |
| Issue Date: | 11-Oct-2024 |
| Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE |
| Citation: | BARBOSA, Letícia Apoliana Ferreira. Educação infantil escolar indígena Akwẽ-Xerente: análise sob a perspectiva histórico-cultural na amazônia tocantinense. 2024.145f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2024. |
| metadata.dc.description.resumo: | A presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPPGE) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), na linha de pesquisa Currículo Específicos de Etapas e Modalidades da Educação, e aborda a educação infantil entre os povos indígenas, especificamente dos Akwẽ-Xerente, sob a perspectiva da Psicologia Histórico- Cultural de Vigotski. Este estudo parte da compreensão de que o desenvolvimento infantil ocorre de forma dialética entre o social e o cultural, sendo a linguagem e a cultura fundamentais para a construção da identidade e do conhecimento das crianças indígenas. Nesse contexto, a dissertação parte do questionamento sobre quais aspectos históricos, sociais, político- normativos e culturais envolvem a educação infantil indígena dos Akwẽ- Xerente no estado do Tocantins. A pesquisa de natureza qualitativa, bibliográfica e documental recorreu a estudos já desenvolvidos sobre educação indígena na Amazônia Legal. Os objetivos da pesquisa incluem a compreensão da educação infantil escolar indígena entre o povo Akwẽ-Xerente da/na Amazônia Legal, por meio da análise de dados educacionais e enquadramento legal na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural. Os resultados demonstram que a educação infantil escolar indígena entre os Akwẽ-Xerente no estado do Tocantins demanda ainda análises mais aprofundadas e estratégias específicas para garantir uma educação de qualidade e respeitosa à diversidade cultural. Embora haja um interesse crescente por parte de pesquisadores e gestores educacionais, ainda existem lacunas significativas de conhecimento que necessitam ser preenchidas para uma compreensão mais abrangente dessa realidade Ao compreender esses aspectos, o estudo busca subsidiar a formulação de políticas e práticas educacionais adequadas e efetivas para promover uma educação de qualidade socialmente referenciada entre os povos indígenas, considerando suas especificidades culturais, linguísticas, sociais e territoriais. |
| Abstract: | This research was developed in the Professional Postgraduate Program in Education (PPPGE) at the Federal University of Tocantins (UFT), in the line of research on Specific Curriculum of Education Stages and Modalities and addresses early childhood education among indigenous peoples, specifically those Akwẽ-Xerente, from the perspective of Vygotsky's Historical- Cultural Psychology. This study is based on the understanding that child development occurs in a dialectical way between the social and the cultural, with language and culture being fundamental for the construction of the identity and knowledge of indigenous children. In this context, the dissertation begins by questioning how the Akwẽ-Xerente, located in the Legal Amazon of Tocantins, face specific challenges in the construction and appropriation of indigenous early childhood education. The qualitative, bibliographic and documentary research used studies already developed on indigenous education in the Legal Amazon. The research objectives include the analysis of educational data, the discussion about indigenous children and their education from the perspective of Historical-Cultural Psychology, and the identification of the legal frameworks that guide this type of teaching. The results demonstrate that indigenous early childhood education among the Akwẽ-Xerente in the state of Tocantins still demands more in-depth analyzes and specific strategies to guarantee quality education that is respectful of cultural diversity. Although there is a growing interest on the part of researchers and educational managers, there are still significant gaps in knowledge that need to be filled for a more comprehensive understanding of this reality. By understanding these aspects, the study seeks to support the formulation of appropriate and effective educational policies and practices for promote socially referenced quality education among indigenous peoples, considering their cultural, linguistic, social and territorial specificities. |
| URI: | http://hdl.handle.net/11612/8089 |
| Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Letícia Apoliana Ferreira Barbosa - Dissertação.pdf | 1.75 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
