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http://hdl.handle.net/11612/8076| Authors: | Moraes, João Paulo Borges de |
| metadata.dc.contributor.advisor: | Silva Neto, Luiz Sinésio |
| Title: | Promoção da saúde óssea em idosos: efeitos de uma intervenção educativa na universidade da maturidade do Polo de Palmas – TO |
| Keywords: | Saúde óssea; Osteoporose; Densitometria óssea; Autocuidado; Idosos; Bone health; Osteoporosis; Bone densitometry; Self-care; Older adults |
| Issue Date: | 29-Aug-2025 |
| Citation: | MORAES, João Paulo Borges de. Promoção da saúde óssea em idosos: efeitos de uma intervenção educativa na universidade da maturidade do Polo de Palmas – TO. 2025. 54f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde, Palmas, 2025. |
| metadata.dc.description.resumo: | O envelhecimento populacional no Brasil e no mundo está associado ao aumento da prevalência de doenças crônicas e condições que afetam a qualidade de vida dos idosos. Essa enfermidade compromete a densidade mineral óssea, aumentando o risco de fraturas e perda de autonomia. Este estudo teve como objetivo avaliar o impacto de uma intervenção educativa na saúde óssea, no conhecimento sobre osteoporose e na capacidade de autocuidado de idosos participantes da Universidade da Maturidade (UMA/UFT), Polo de Palmas – TO. Trata-se de um estudo quase- experimental, sem grupo de controle, com avaliação pré e pós-intervenção. A amostra foi selecionada por amostragem aleatória simples a partir da lista de alunos ativos. A intervenção consistiu em oficinas educativas sobre prevenção e manejo da osteoporose, hábitos de vida saudáveis e práticas de autocuidado. Foram aplicados o Osteoporosis Prevention and Awareness Tool (OPAAT) e a Escala de Autocuidado para Adultos (ASA-A), além da avaliação de densidade mineral óssea e composição corporal por Absorciometria Radiológica de Dupla Energia (DEXA). Os resultados indicaram aumento significativo no conhecimento sobre osteoporose e na capacidade de autocuidado, com migração da maioria dos participantes para a categoria de alta capacidade. Alterações na densidade mineral óssea foram sutis e compatíveis com a variabilidade de medida, mas observou-se discreto aumento de massa magra e redução percentual de gordura. Conclui-se que a intervenção educativa contribuiu para a promoção da saúde óssea e o fortalecimento do autocuidado, sendo potencialmente replicável em outros contextos de atenção ao idoso e relevante para políticas públicas de envelhecimento ativo. |
| Abstract: | Population aging in Brazil and worldwide is associated with an increased prevalence of chronic diseases and conditions that affect older adults’ quality of life. This disease compromises bone mineral density, increasing the risk of fractures and loss of autonomy. This study aimed to evaluate the impact of an educational intervention on bone health, osteoporosis knowledge, and self-care capacity among older adults enrolled in the Universidade da Maturidade (UMA/UFT), Palmas Campus – TO. A quasi-experimental, pre–post design without a control group was conducted. The sample was selected through simple random sampling from the list of active students. The intervention consisted of educational workshops on osteoporosis prevention and management, healthy lifestyle habits, and self-care practices. The Osteoporosis Prevention and Awareness Tool (OPAAT) and the Adult Self-Care Scale (ASA-A) were applied, in addition to the assessment of bone mineral density and body composition using Dual-Energy X-ray Absorptiometry (DEXA). Results indicated a significant increase in osteoporosis knowledge and self-care capacity, with most participants moving into the high self-care category. Changes in bone mineral density were subtle and compatible with measurement variability, but a slight increase in lean mass and a reduction in body fat percentage were observed. The findings suggest that the educational intervention contributed to promoting bone health and strengthening self- care, being potentially replicable in other elderly care contexts and relevant to public policies aimed at active aging. |
| URI: | http://hdl.handle.net/11612/8076 |
| Appears in Collections: | Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde |
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