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http://hdl.handle.net/11612/8045| Authors: | Rabelo, Ana Carolina Correia da Silva |
| metadata.dc.contributor.advisor: | Antunez, Bruno Fernandes |
| Title: | O ensino das lutas como componente curricular exclusivo: uma proposta pedagógica para as escolas municipais de tempo integral de Palmas-TO |
| Keywords: | Educação Física. Esportes de Combate. Jogos de Oposição. Ensino Fundamental. Professores. Physical Education. Combat Sports. Opposition Games. Elementary Education. Teachers |
| Issue Date: | 20-Oct-2025 |
| Citation: | RABELO, Ana Carolina Correia da Silva. O ensino das lutas como componente curricular exclusivo: uma proposta pedagógica para as escolas municipais de tempo integral de Palmas-TO. 2025.189. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Física, Miracema do Tocantins, 2025. |
| metadata.dc.description.resumo: | Este estudo aborda o ensino das lutas como componente curricular exclusivo em Escolas de Tempo Integral (ETIs) da rede municipal de Palmas-TO. A literatura estudada elenca que as lutas têm sido historicamente pouco exploradas nas escolas devido a diversos fatores, como a ausência de formação específica dos professores, a falta de materiais e infraestrutura adequados, além da associação dessas práticas à violência. Nesse contexto, os professores das ETIs de Palmas-TO têm o desafio de ministrar esse conteúdo em uma carga horária estendida. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi analisar as percepções dos professores de Educação Física e dos estudantes sobre o ensino do componente curricular Lutas nas ETIs de Palmas-TO e, a partir disso, estruturar uma proposta pedagógica que aprimore o processo ensino- aprendizagem. A metodologia da pesquisa é qualitativa, de natureza aplicada e exploratória, e envolve a revisão bibliográfica e a produção de dados. O levantamento dos dados foi realizado em duas etapas: a primeira, por meio de questionários aplicados aos professores de Educação Física; e a segunda se deu a partir de um grupo focal realizado com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa também culminou com a sugestão de uma proposta pedagógica, que sistematiza os conteúdos de luta para todo o Ensino Fundamental, e com a elaboração de um livro digital que inclui jogos de luta para apoiar o trabalho docente. A análise dos dados revelou que a motivação dos professores para atuar no componente curricular se divide entre a afinidade pessoal e a obrigatoriedade, sendo que a formação deficitária e o despreparo didático do docente geram insegurança no trato pedagógico com os conteúdos de luta. Percebeu-se que os estudantes são agentes ativos do processo ensino-aprendizagem, pois eles têm uma nítida percepção das lacunas pedagógicas dos docentes e uma clareza de suas expectativas com relação ao ensino. Por fim, defende-se que o docente não pode ser o único responsável pela efetivação das lutas nas ETIs de Palmas-TO, pois é preciso que o poder público disponibilize materiais pedagógicos, estrutura física e formação continuada adequada para qualificar a atuação do professor. |
| Abstract: | This study addresses the teaching of martial arts as an exclusive curricular component in Full-Time Schools (ETIs) in the municipal network of Palmas, Tocantins. The literature highlights that martial arts have historically been underexplored in schools due to several factors, such as the lack of specific teacher training, the lack of adequate materials and infrastructure, and the association of these practices with violence. In this context, teachers at ETIs in Palmas, Tocantins, face the challenge of teaching this content over an extended workload. Therefore, the objective of this study was to analyze the perceptions of Physical Education teachers and students regarding the teaching of the Wrestling curricular component in ETIs in Palmas, Tocantins, and, based on this, to structure a pedagogical proposal that improves the teaching-learning process. The research methodology is qualitative, applied, and exploratory in nature, involving a literature review and data collection. Data collection was conducted in two stages: the first, through questionnaires administered to Physical Education teachers; The second was based on a focus group with 9th-grade elementary school students. The research also culminated in the suggestion of a pedagogical proposal that systematizes fighting content for the entire elementary school curriculum and the development of a digital textbook that includes fighting games to support teaching. Data analysis revealed that teachers' motivation to teach this curriculum component is divided between personal affinity and mandatory instruction, with teachers' deficient training and lack of didactic preparation generating insecurity in pedagogical approaches to fighting content. It was found that students are active agents in the teaching-learning process, as they clearly perceive teachers' pedagogical gaps and clearly understand their expectations regarding their teaching. Finally, it is argued that the teacher cannot be solely responsible for the implementation of the struggles in the ETIs of Palmas-TO, as it is necessary for the public authorities to provide teaching materials, physical structure and adequate continuing education to qualify the teacher's performance |
| URI: | http://hdl.handle.net/11612/8045 |
| Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino de Física |
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