Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/7937
Authors: | Pereira, Heliane de Nazaré Carvalho |
metadata.dc.contributor.advisor: | Calheiros, Vicente Cabrera |
Title: | É para copiar? Os desafios das aulas de Educação Física na EJA no distrito de Luzimangues – Tocantins |
Keywords: | Educação Física. Ensino. EJA. Formação Continuada.Physical Education. Teaching. EJA. Continuing Education |
Issue Date: | 11-Jul-2025 |
Citation: | PEREIRA, Heliane de Nazaré Carvalho. É para copiar? Os desafios das aulas de Educação Física na EJA no distrito de Luzimangues – Tocantins. 2025.125. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Física, Miracema do Tocantins, 2025. |
metadata.dc.description.resumo: | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) representa uma importante modalidade de ensino voltada para garantir o direito à educação àqueles que, por diversos motivos, não concluíram seus estudos na idade considerada regular. Nesse contexto, a Educação Física, como componente curricular obrigatório encontra dificuldades na participação dos alunos nas aulas, especialmente no período noturno. Desse modo, o presente estudo teve como objetivo investigar os desafios encontrados nas aulas de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola com características rural e urbana localizada no distrito de Luzimangues, no estado do Tocantins, visando contribuir com o trabalho docente para melhor atender às especificidades dessa modalidade de ensino. Esta pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso descritivo, permitindo uma imersão na realidade dos sujeitos envolvidos. Os resultados evidenciaram múltiplas problemáticas durante as aulas de Educação Física, como a heterogeneidade etária dos estudantes, o cansaço físico e mental decorrente das extensas jornadas de trabalho, dificuldades de acesso à escola, necessidade de conciliar os estudos com responsabilidades familiares, infrequência, aulas práticas pouco atrativas e a ausência de formação continuada para os professores atuarem com este público específico. Como recurso educacional desta dissertação, foi realizada uma formação continuada aos docentes que atuam na EJA, uma oficina de Lian Gong, como prática corporal alternativas como proposta de tornar as aulas de Educação Física mais sensíveis, inclusivas e adequadas à realidade dos estudantes da EJA. |
Abstract: | Youth and Adult Education (EJA) represents an important educational modality aimed at guaranteeing the right to education for those who, for various reasons, did not complete their studies at the standard school age. In this context, Physical Education, as a compulsory curriculum component, faces challenges with student participation in classes, especially during the evening period. Thus, this study aimed to investigate the challenges found in Physical Education classes in Youth and Adult Education (EJA) at a school with both rural and urban characteristics, located in the district of Luzimangues in the state of Tocantins. The goal was to contribute to teaching practices to better meet the specific needs of this educational modality. This research adopted a qualitative approach through a descriptive case study, allowing for an immersion into the reality of the participants. The results revealed multiple issues during Physical Education classes, such as the wide age range of students, physical and mental fatigue from long workdays, difficulties in accessing the school, the need to balance studies with family responsibilities, poor attendance, unengaging practical classes, and the lack of continuing education for teachers working with this specific public. As an educational resource developed from this dissertation, a continuing education course was offered to teachers working in EJA—a Lian Gong workshop—as an alternative physical activity proposed to make Physical Education classes more sensitive, inclusive, and suited to the reality of EJA students. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7937 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Heliane de Nazaré Carvalho Pereira - Dissertação.pdf | 6.38 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.