Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7919
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoura, Silvia Adriane Tavares de-
dc.contributor.authorSantos, Jozeli Lourenço dos-
dc.date.accessioned2025-09-10T13:08:33Z-
dc.date.available2025-09-10T13:08:33Z-
dc.date.issued2025-06-05-
dc.identifier.citationSANTOS, Jozeli Lourenço dos . Transporte escolar: garantia de acesso e cidadania aos alunos(as) da Escola Estadual Brigadeiro Felipe. 2024. Monografia(Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/7919-
dc.description.abstractThis study aims to understand how school transportation operates in the municipality of Arraias/TO, with a specific focus on students from Escola Estadual Brigadeiro Felipe. It is based on the understanding that the right to quality education is fundamental and must be guaranteed for all children and young people, including those living in rural areas. During supervised fieldwork, it was observed that the school received a significant number of students from rural areas who depended on school transportation to attend classes. In this context, some teachers pointed out that the long commute could be a determining factor in the low levels of academic achievement among these students. This observation led to an investigation into various aspects of school transportation, such as the time spent in vehicles, distances traveled, boarding and drop-off schedules, the quality and safety of transportation, among other factors. Methodologically, the study was based on a literature review supported by relevant authors and regulations, including Molina (2005), Arroyo, Caldart, and Molina (2004), as well as legal documents such as the Federal Constitution (BRASIL, 1988), the National Education Guidelines and Framework Law (BRASIL, 1996), and specific resolutions for Rural Education (BRASIL, 2008). Additionally, a case study was conducted at the aforementioned school, in which questionnaires were administered to gather essential information about how transportation impacts students' learning. The questionnaires were answered by both students and the school's pedagogical team. The results highlighted several challenges faced by students in accessing education, including structural problems with transportation, long commuting times, and negative effects on academic performance. The analysis reinforces the need for more effective government actions, with continuous evaluations of educational policies for Rural Education. In this context, school transportation plays a crucial role, as without it, many of these students would not be able to attend school, compromising their right to education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livrept_BR
dc.subjectTransporte Escolarpt_BR
dc.subjectAcesso e Permanência na Escolapt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectAlunos do Campopt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.titleTransporte escolar: garantia de acesso e cidadania aos alunos(as) da Escola Estadual Brigadeiro Felipept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo compreender o funcionamento do transporte escolar no município de Arraias/TO, com foco específico nos alunos da Escola Estadual Brigadeiro Felipe. Parte-se do entendimento de que o direito à educação de qualidade é fundamental e deve ser garantido a todas as crianças e jovens, incluindo aqueles que vivem no meio rural. Durante o estágio supervisionado, observou-se que a escola recebia um número significativo de alunos provenientes das áreas rurais, que dependiam do transporte escolar para frequentar as aulas. Nesse contexto, alguns professores apontaram que o deslocamento prolongado poderia ser um fator determinante para os baixos níveis de aprendizagem desses estudantes. Esse apontamento motivou a investigação de aspectos relacionados à dinâmica do transporte escolar, tais como tempo de permanência nos veículos, distâncias percorridas, horários de embarque e desembarque, qualidade e segurança oferecidas, entre outros fatores. Metodologicamente, o estudo baseou-se em revisão bibliográfica fundamentada em autores e normativas relevantes, incluindo Molina (2005), Arroyo, Caldart e Molina (2004) e documentos legais como a Constituição Federal (BRASIL, 1988), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996) e resoluções específicas para a Educação do Campo (BRASIL, 2008). Além disso, foi realizado um estudo de caso na referida escola, com a aplicação de questionários para obtenção de informações essenciais sobre a influência do transporte na aprendizagem dos alunos. Os questionários foram respondidos tanto pelos estudantes quanto pela equipe pedagógica da instituição. Os resultados evidenciaram diversos desafios enfrentados pelos alunos no acesso à educação, incluindo problemas estruturais no transporte, longas jornadas de deslocamento e impactos negativos no desempenho acadêmico. A análise reforça a necessidade de ações mais efetivas por parte do poder público, com avaliações constantes das políticas educacionais voltadas para a Educação do Campo. O transporte escolar, nesse contexto, assume um papel crucial, pois, sem ele, grande parte desses estudantes não teria condições de frequentar a escola, comprometendo seu direito à educação.pt_BR
dc.publisher.campusArraiaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARRAIAS::EAD::LICENCIATURA::MATEMÁTICApt_BR
dc.publisher.localArraiaspt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC- Monografia Educampo - Jozely Lourenço dos Santos.pdf594.39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.