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Authors: Santos, Douglas Alves da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Leidiene Ferreira
Title: Letramento em saúde de profissionais e cuidadores de crianças vinculadas a um programa de atenção domiciliar
Keywords: Atenção domiciliar; Letramento em saúde; Cuidadores; Profissionais de saúde; Home care; Health literacy; Caregivers; Health professionals
Issue Date: 17-Jun-2025
Citation: SANTOS, Douglas Alves da Silva. Letramento em saúde de profissionais e cuidadores de crianças vinculadas a um programa de atenção domiciliar. 2025. 101f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde, Palmas, 2025.
metadata.dc.description.resumo: A Atenção Domiciliar (AD) tem se consolidado como alternativa ao modelo hospitalocêntrico, permitindo que o cuidado em saúde ocorra no ambiente familiar, o que favorece não apenas a continuidade do tratamento, mas também benefícios de ordem emocional e social para os pacientes e seus cuidadores. No Brasil, essa modalidade é viabilizada, entre outras ações, pelo Programa Melhor em Casa, cuja efetividade depende do trabalho conjunto entre profissionais de saúde e cuidadores informais. Nesse contexto, o Letramento em Saúde (LS) assume papel estratégico, uma vez que influencia diretamente a compreensão das orientações e a capacidade de participação ativa no processo de cuidado. Este estudo teve como objetivo analisar as condições de LS de profissionais de saúde e cuidadores vinculados ao Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) em Palmas, Tocantins, município inserido na região da Amazônia Legal. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, que utilizou três instrumentos validados: um questionário sociodemográfico, a versão brasileira do Health Literacy Questionnaire (HLQ-Br) e o Teste Brasileiro de Alfabetismo Funcional em Saúde em Adultos (B-TOFHLA). A amostra foi composta por 66 participantes, sendo 36 profissionais e 30 cuidadores. A análise evidenciou que a escolaridade é um fator determinante para o desempenho nas habilidades de letramento em saúde, influenciando a forma como os sujeitos compreendem, avaliam e aplicam informações relacionadas ao cuidado. Embora os profissionais apresentem, em média, maior domínio técnico, ainda há dificuldades na comunicação com os cuidadores, o que pode comprometer a qualidade da assistência. Os resultados reforçam a importância de estratégias de educação permanente para ambos os grupos, bem como da integração entre diferentes áreas profissionais, de modo a garantir um cuidado domiciliar mais seguro, resolutivo e alinhado às necessidades dos pacientes.
Abstract: Home Care (HC) has been consolidated as an alternative to the hospital-centered model, enabling health care to take place within the family environment. This approach not only ensures continuity of treatment but also provides emotional and social benefits for patients and their caregivers. In Brazil, HC is implemented, among other strategies, through the Programa Melhor em Casa, whose effectiveness relies on the collaboration between health professionals and informal caregivers. In this context, Health Literacy (HL) plays a central role, as it directly influences the understanding of medical guidelines and the ability to actively engage in the care process. This study aimed to analyze the HL conditions of health professionals and informal caregivers linked to the Home Care Service (SAD) in Palmas, Tocantins, a municipality located in the Brazilian Legal Amazon. This quantitative research applied three validated instruments: a sociodemographic questionnaire, the Brazilian version of the Health Literacy Questionnaire (HLQ-Br), and the Test of Functional Health Literacy in Adults (B- TOFHLA). The sample comprised 66 participants, including 36 professionals and 30 caregivers. Findings indicated that educational level is a determining factor for performance in health literacy skills, shaping the way participants interpret, evaluate, and apply health-related information. Although professionals demonstrated greater technical knowledge, communication with informal caregivers remained a challenge, potentially affecting the quality of care. The results highlight the importance of ongoing educational strategies for both groups and of interprofessional integration as a means to ensure safer, more effective, and patient-centered home care.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7896
Appears in Collections:Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde

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