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Authors: Rios, Clay Marinangelo Miranda
metadata.dc.contributor.advisor: Quaresma, Fernando Rodrigues Peixoto
Title: O impacto das práticas físico-esportivas e de lazer na qualidade de vida dos estudantes surdos
Keywords: Qualidade de vida; práticas esportivas; estudantes surdos; inclusão; Quality of life; sports practices; deaf students; Inclusion
Issue Date: 25-Apr-2025
Citation: RIOS, Clay Marinangelo Miranda. O impacto das práticas físico-esportivas e de lazer na qualidade de vida dos estudantes surdos. 2025. 71f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde, Palmas, 2025.
metadata.dc.description.resumo: Objetivo: Avaliar os fatores relacionados à prática de atividade físico-esportiva sobre a qualidade de vida de estudantes surdos. O estudo parte do seguinte problema de pesquisa: qual é a relação entre a prática regular de atividade físico-esportiva e a qualidade de vida dos estudantes surdos? Método: Trata-se de um estudo de natureza descritiva e transversal, realizado no segundo semestre de 2024, envolvendo estudantes surdos matriculados na Escola Bilíngue de Palmas e todos os participantes do Festival Surdolímpico do Tocantins. A coleta de dados foi conduzida utilizando os instrumentos WHOQOL-BREF e DIS-QOL, ambos validados e adaptados para Libras, com o objetivo de avaliar diferentes domínios da qualidade de vida relacionados à saúde física, psicológica, relações sociais, meio ambiente e participação esportiva. Resultados: Entre os estudantes surdos analisados, 49,1% (n=26) eram solteiros; 28,3% (n=15) possuíam renda familiar acima de R$ 4.900,00 e 34% (n=18) não praticavam atividade física semanalmente. A média geral de qualidade de vida foi de 4,24 (DP = 0,853), enquanto a satisfação com a saúde alcançou 3,92 (DP = 0,997). O domínio mais bem avaliado foi o das relações sociais, ao passo que o domínio ambiental obteve os menores escores. Pessoas casadas apresentaram médias mais elevadas nas relações sociais enquanto participantes com maior renda se destacaram no domínio físico. Os indivíduos que praticam atividade física regularmente tiveram escores baixos nas relações sociais, enquanto os sedentários relataram médias mais altas no domínio ambiental. Conclusão: Os resultados demonstram que a qualidade de vida dos alunos surdos é afetada por aspectos socioeconômicos, situação marital e envolvimento em atividades físicas, sendo as relações sociais o elemento mais valorizado. Ainda que, a média de qualidade de vida tenha sido avaliada de forma favorável, continuam a existir disparidades no acesso às práticas esportivas e às instalações apropriadas, destacando a urgência de políticas públicas inclusivas que promovam a equidade, ampliem a participação esportiva e assegurem o bem-estar pleno das pessoas surdas.
Abstract: Objective: To evaluate the factors related to the practice of physical and sports activities on the quality of life of deaf students. The study is based on the following research problem: what is the relationship between the regular practice of physical and sports activities and the quality of life of deaf students? Method: This is a descriptive and cross-sectional study, carried out in the second half of 2024, involving deaf students enrolled at the Palmas Bilingual School and all participants of the Tocantins Deaflympic Festival. Data collection was conducted using the WHOQOL-BREF and DIS-QOL instruments, both validated and adapted for Libras, with the objective of evaluating different domains of quality of life related to physical and psychological health, social relationships, environment and sports participation. Results: Among the deaf students analyzed, 49.1% (n=26) were single; 28.3% (n=15) had a family income above R$4,900.00 and 34% (n=18) did not practice physical activity weekly. The overall average quality of life was 4.24 (SD = 0.853), while satisfaction with health reached 3.92 (SD = 0.997). The best evaluated domain was social relationships, while the environmental domain obtained the lowest scores. Married people presented higher averages in social relationships, while participants with higher income stood out in the physical domain. Individuals who practice physical activity regularly had low scores in social relationships, while sedentary individuals reported higher averages in the environmental domain. Conclusion: The results demonstrate that the quality of life of deaf students is affected by socioeconomic aspects, marital status and involvement in physical activities, with social relationships being the most valued element. Although the average quality of life was assessed favorably, there continue to be disparities in access to sports practices and appropriate facilities, highlighting the urgency of inclusive public policies that promote equity, expand sports participation and ensure the full well-being of deaf people.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7884
Appears in Collections:Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde

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