Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7867
Authors: Souza, Marileide Carvalho de
metadata.dc.contributor.advisor: Osório, Neila Barbosa
Title: Universidade da maturidade, polo Barreiras-Bahia: uma implementação de política pública de atendimento às pessoas adultas/idosas
Keywords: Envelhecimento. Políticas Públicas. Intergeracionalidade. Aging. Living age program. Intergenerationality
Issue Date: 8-Dec-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citation: SOUZA, Marileide Carvalho de. Universidade da maturidade, polo Barreiras-Bahia: uma implementação de política pública de atendimento às pessoas adultas/idosas. 2023.133f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2023.
metadata.dc.description.resumo: O envelhecimento é um fenômeno universal que tem provocado impactos políticos, econômicos e culturais nas diferentes organizações da sociedade globalizada. A expectativa de vida humana aumentou na maioria dos países e há a preocupação dos sistemas em solucionar desafios associados a este fato. Nessa perspectiva, traçou-se como objetivo geral: compreender as políticas públicas voltadas ao atendimento qualitativo a pessoas idosas. Nesse contexto, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins (PPGE/UFT), na linha Estado, Sociedade e Práticas Educativas, numa abordagem qualitativa com tipo de pesquisa estudo de caso acerca do envelhecimento humano, longevidade e necessidades emergentes desta faixa etária, atrelado ao universo real de pessoas idosas atendidas em Barreiras no período de 2018 a 2022, o presente trabalho versa sobre a Universidade da Maturidade, um processo de implementação de uma política pública de atendimento às pessoas adultas e idosas, Polo a ser instalado em Barreiras-Bahia, com Acordo de Cooperação Técnica1 - ACT, entre UFT/Prefeitura de Barreiras e parcerias acadêmicas/jurídicas. Trata-se de um estudo de revisão de literatura e documental da trajetória burocrato-social-política do tema, das normas de amparo às pessoas idosas no Brasil, na Bahia e em Barreiras, bem como, documento referência do Programa Idade Viva2 e Projeto Político Pedagógico da Universidade da Maturidade (2018). Definido como estudo de caso com metodologia de rodas de conversas como ferramenta pedagógica, a pesquisa foi desenvolvida e analisada (Bardin, 2017). Nesse perpassar teórico-prático de conhecimentos, com a missão de ampliar anos de qualidade aos anos acrescidos a idade idosa, fundamentado nos pilares dos teóricos: Merleau - Beauvoir (1976), Vygotsky (1999), Morin (2000), Ponty (2001); Freire (1998 – 2005), e Chauí (2003), a presente dissertação busca ainda, compreender a interface da interação transdisciplinar da concepção de homem como ser sócio-histórico-político-cultural- espiritual, autônomo, produto e produtor do meio como protagonista da própria vida. A proposta de uma política pública ora implementada, a partir do redimensionamento do Programa Idade Viva em Barreiras para um Polo - Universidade da Maturidade com a proposta inovadora da Educação Intergeracional –Tecnologia Educacional – será um divisor de águas que possibilitará redimensionamentos de vidas com trocas e vivências entre gerações, num resultado de conhecimentos significativos aprimorados. Este trabalho sugere vários desafios, entre estes, materializar coletivamente uma Proposta Político Pedagógica para desenvolvimento da Universidade da Maturidade, Polo Barreiras-Bahia, tendo como referência uma perspectiva de trabalho colaborativo fundamentada na Proposta da Educação Intergeracional Transdisciplinar, últimas contribuições implícitas nesta dissertação.
Abstract: Aging is a universal phenomenon that has shaped the political, economic and cultural policies and cultures of many organizations around the world. With life expectancy increasing in most parts of the world, there is a critical need for change to better serve the growing population of older adults. From this perspective, the general objective was set: to understand public policies aimed at qualitative care for elderly people. From this perspective, the general objective was set: to understand public policies aimed at qualitative care for elderly people. With this in mind, in connection with the Graduate Program in Education of the Federal University of Tocantins (PPGE/UFT), in the State Line, Society and Educational Practices, a qualitative approach in the form of case studies about human aging, longevity and other emerging needs for this age group, representative of documented challenges faced by older adults between 2018 to 2022. This work describes the “University of Maturity” a vehicle for implementing public policy regarding adults and older adults , a program to be installed in Barreiras-Bahia, with a technical cooperation agreement between UFT/City Hall of Barreiras and Academic/Legal Partnerships. It includes a literature review of the bureaucratic-political- political policies, support standards for the people of Brazil, Bahia and Barreiras, and references the "Idade Viva" program and political project pedagogical of the Universidade da Maturidade (2018). Defined as a case study with conversation wheel methodology as a pedagogical tool, research will be developed and analyzed (BARDIN, 2017). In this theoretical-practical pervasion of knowledge, with the mission of expanding years of quality to years added to the elderly age, based on the pillars of theorists: Merleau- Beauvoir (1976), Vygotsky (1999), Morin (2000), Ponty (2001); Freire (1998-2005), and Chauí (2003). The present dissertation also seeks to understand the interface of the transdisciplinary interaction of the concept of man as a socio-historical-cultural-spiritual, autonomous product and producer as a protagonist of life itself. Public policy now implemented from the resizing of the "Idade Viva" program in Barreiras-Bahia for a Center of Universidade da Maturidade with the innovative proposal of intergenerational education - educational technology – will be a turning point that will enable life and experiences between generations, and that will result in significantly improved knowledge. This work suggests several challenges, among them, collectively materializes a pedagogical political proposal for the development of the Universidade da Maturidade, center of Barreiras-BA having as reference a collaborative work perspective based on the proposal of transdisciplinary intergenerational education, the last contributions implicit in this dissertation.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7867
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marileide Carvalho de Souza - Dissertação.pdf4.12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.