Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7786
Authors: Gama, Nazareth Rodrigues Correa Neta
metadata.dc.contributor.advisor: Fuza, Ângela Francine
Title: Projeto Didático de Leitura e Escrita para o Gênero Documentário no Ensino Médio
Keywords: Documentário;Leitura e Escrita;Gênero discursivo;Projeto;Documentary;Reading and writing;Discursive genre;Project
Issue Date: 8-Aug-2025
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: GAMA, Nazareth Rodrigues Correa Neta. Projeto Didático de Leitura e Escrita para o Gênero Documentário no Ensino Médio. 2019. 36 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Letras, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2025.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa objetivou elaborar projeto pedagógico de leitura e escrita do gênero documentário no Ensino Médio, a fim de possibilitar aos alunos o resgate de sua história e cultura local. As ações e atividades foram desenvolvidas buscando envolver o aluno em atitudes de conservação do patrimônio local, demonstrando responsabilidade, conservação e respeito ao patrimônio. Especificamente, buscou- se (1) verificar as principais características que compõem o gênero documentário e (2) elaborar atividades de leitura e de escrita para compor a proposta de trabalho com o documentário em sala de aula. Tratou-se de estudo fundamentado na concepção interacionista de linguagem e na perspectiva da Linguística Aplicada sobre leitura e escrita. Para a elaboração do projeto pedagógico de leitura e de escrita do gênero documentário, teve, como aporte teórico-metodológico, o projeto pedagógico de leitura e escrita de gêneros (LOPES-ROSSI, 2011; 2008; 2006; 2003; 2002). A partir disso, foram elaboradas as atividades, seguindo os módulos do projeto: leitura, escrita e circulação do gênero. Por meio do projeto pedagógico de leitura e escrita, possibilitaram ao aluno: (1) conhecer as condições de produção do documentário; (2) distinguir filme e documentário; (3) pesquisar textos sobre a temática do local onde se vive; (4) produzir e divulgar o documentário na rede. Dessa forma, o aluno concebeu a leitura como forma de interação e a escrita é trabalho, já que o foco estava no processo de escrita – planeamento, produção inicial, revisão e reescrita – e não no produto.
Abstract: This research aims to elaborate the pedagogical project of reading and writing of the documentary genre for the high school in order to enable the high school students to rescue their history and culture. The actions and activities were developed seeking to involve the student in attitudes of conservation of the local patrimony, demonstrating responsibilities, conservation and respect to the patrimony. It is a study based on the interactionist conception of language and the perspective of Applied Linguistics on reading and writing. In order to elaborate the project of reading and writing of the documentary genre, we have, as a theoretical and methodological contribution, the project of reading and writing of genres (LOPES-ROSSI, 2011, 2008, 2006, 2003, 2002). From this, the activities were elaborated, following the modules of the project: reading, writing and circulation of the genre. Through the pedagogical project of reading and writing, it enables the student: (1) to know the conditions of production of the documentary; (2) distinguish film from documentary; (3) search texts on the subject of local place of the students; (4) produce and spread the documentary in web. In this way, the student conceives reading as a form of interaction and the writing is work, since the focus is on the writing process - planning, initial production, revision and rewriting - and not on the product.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7786
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Nazareth Rodrigues Correa Neta Gama.pdf704.5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.