Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/7770
Authors: | Lopes, Felipe Galvão |
metadata.dc.contributor.advisor: | Silva, Vera Lucia Aires Gomes da |
Title: | O ensino de geografia na educação de jovens e adultos na escola municipal Dr. Euvaldo Tomaz de Souza. Porto Nacional - TO |
Keywords: | Ensino de geografia;LDB;Eja;Ensino-aprendizagem |
Issue Date: | 6-Aug-2025 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | LOPES, Felipe Galvão. O ensino de geografia na educação de jovens e adultos na escola municipal Dr. Euvaldo Tomaz de Souza. Porto Nacional - TO. 2025. 35 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2025. |
metadata.dc.description.resumo: | O ensino de Geografia, com suas variações específicas, é crucial para garantir o acesso contínuo à educação, promovendo a inclusão de pessoas de todas as idades e condições sociais. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Geografia adota abordagens diversas para atender às necessidades dos alunos e formar uma identidade própria. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) orienta que o currículo da EJA seja adaptado às experiências e contextos dos estudantes, promovendo uma educação relevante e significativa. Esta pesquisa visa analisar o ensino de Geografia na EJA da Escola Municipal Dr. Euvaldo Tomaz de Souza, oferecendo dados para a melhoria das práticas pedagógicas e promovendo um ambiente de aprendizado mais eficaz e envolvente. Esta pesquisa foi conduzida para analisar as práticas pedagógicas e os recursos utilizados no ensino de Geografia na EJA da Escola Municipal Dr. Euvaldo Tomaz de Souza, utilizando uma abordagem qualitativa e quantitativa. A metodologia incluiu uma revisão bibliográfica, análise documental, e coleta de dados primários através de entrevistas. A pesquisa revelou que o ensino de Geografia na EJA Souza é adaptado para um público diverso, incluindo jovens, adultos e idosos. A Geografia é fundamental por conectar teoria e prática, abordando temas como transformações urbanas e desigualdades. A adequação do currículo às necessidades dos alunos é crucial para oferecer uma educação inclusiva e relevante. A pesquisa conclui que, para aprimorar a qualidade da educação na EJA, é crucial fortalecer a conexão entre as práticas pedagógicas e as realidades dos alunos, oferecer suporte adequado aos professores e implementar políticas que atendam às particularidades do ensino para jovens e adultos. |
Abstract: | Geography education, with its specific variations, is crucial for ensuring continuous access to education, promoting inclusion for people of all ages and social conditions. In Adult and Youth Education (EJA), Geography adopts various approaches to meet students' needs and create its own identity. The National Education Guidelines and Framework Law (LDB) directs that the EJA curriculum should be adapted to students' experiences and contexts, fostering a relevant and meaningful education. This research aims to analyze Geography teaching in EJA at Escola Municipal Dr. Euvaldo Tomaz de Souza, providing data to improve pedagogical practices and promote a more effective and engaging learning environment. The study employed both qualitative and quantitative approaches, including literature review, document analysis, and primary data collection through interviews. The research found that Geography teaching at EJA Souza is tailored to a diverse audience, including youth, adults, and seniors. Geography is essential for linking theory and practice, addressing topics such as urban transformations and inequalities. Adapting the curriculum to students' needs is vital for providing an inclusive and relevant education. The study concludes that to enhance education quality in EJA, it is crucial to strengthen the connection between pedagogical practices and students' realities, provide adequate support for teachers, and implement policies that address the specific needs of teaching young and adult learners. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7770 |
Appears in Collections: | Geografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Felipe Galvão Lopes - Monografia.pdf | 771.14 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.