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http://hdl.handle.net/11612/7769
Authors: | Lima, Larissa Pereira |
metadata.dc.contributor.advisor: | Silva, Vera Lucia Aires Gomes da |
Title: | Legislação e práticas na educação inclusiva no colégio estadual Dr. Pedro Ludovico Teixeira localizado em Porto Nacional - TO |
Keywords: | Inclusão educacional;Método de Ensino;Instituição escolar |
Issue Date: | 6-Aug-2025 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | LIMA, Larissa Pereira. Legislação e práticas na educação inclusiva no colégio estadual Dr. Pedro Ludovico Teixeira localizado em Porto Nacional - TO. 2025. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2025. |
metadata.dc.description.resumo: | O artigo apresentado tem por objetivo conhecer os métodos de ensino inclusivo utilizados no Colégio Estadual Dr. Pedro Ludovico Teixeira, buscando compreender as práticas pedagógicas, as leis implementadas, desafios e impactos na vivência escolar dos alunos. A inclusão educacional é um tema fundamental para promover a equidade e a diversidade no ambiente escolar. A metodologia desenvolvida no estudo é com abordagem baseadas em pesquisas bibliográficas, utilizando métodos qualitativos como entrevistas, questionário e observações para captar as experiências de alunos, professores e gestores. Serão examinadas as estratégias e métodos utilizados para atender às necessidades de alunos com diferentes habilidades, além da formação e sensibilização dos educadores. Espera-se identificar as principais barreiras e facilitadores no processo do ensino inclusivo, bem como as percepções da comunidade escolar sobre a eficácia dessas práticas. Os resultados visam contribuir para a reflexão das políticas e abordagens inclusivas. Ao final, o projeto busca entender o compromisso do Colégio Estadual Dr. Pedro Ludovico Teixeira com uma educação que valoriza a diversidade e promove um ambiente acolhedor para todos os estudantes. |
Abstract: | The presented article aims to explore the inclusive teaching methods used at Colégio Estadual Dr. Pedro Ludovico Teixeira, seeking to understand pedagogical practices, implemented laws, challenges, and their impact on students' school experiences. Educational inclusion is a fundamental topic for promoting equity and diversity in the school environment. The study employs a methodology based on bibliographic research, utilizing qualitative methods such as interviews, questionnaires, and observations to capture the experiences of students, teachers, and administrators. The strategies and methods used to meet the needs of students with different abilities will be examined, along with the training and awareness of educators. The research aims to identify the main barriers and facilitators in the inclusive teaching process, as well as the school community's perceptions of the effectiveness of these practices. The results are expected to contribute to the discussion on inclusive policies and approaches. Ultimately, the project seeks to understand Colégio Estadual Dr. Pedro Ludovico Teixeira’s commitment to an education that values diversity and fosters a welcoming environment for all students. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/7769 |
Appears in Collections: | Geografia |
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