Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7763
Authors: Santos, Luzirene Gonçalves dos
metadata.dc.contributor.advisor: Capuchinho, Adriana Carvalho
Title: Desenvolvendo sequências didáticas sobre histórias em quadrinhos com Pibid em uma escola estadual em Porto Naciona - TO
Keywords: Sequência didática;Formação docente;Histórias em quadrinhos;Pibid
Issue Date: 6-Aug-2025
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SANTOS, Luzirene Gonçalves dos. Desenvolvendo sequências didáticas sobre histórias em quadrinhos com Pibid em uma escola estadual em Porto Naciona - TO. 2022. 38 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras-Língua Portuguesa e Suas Respectivas Literaturas, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2022.
metadata.dc.description.resumo: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) atua nas escolas situadas em bairros de vulnerabilidade econômica, contribuindo significativamente também na trajetória acadêmica, pois permite, já a partir do primeiro período do curso, o contato do graduando com o ambiente escolar, o que se daria somente no estágio supervisionado. Assim, o medo e a insegurança que envolvem muitos licenciandos, dissipam-se na relação teoria-prática, já no início da graduação, evitando a evasão e promovendo a formação de docentes comprometidos com uma educação libertadora. Nosso objetivo aqui é demonstrar a importância do Pibid na formação docente e, consequentemente, no aprimoramento do ensino da rede pública básica, através do processo de elaboração e execução de uma sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004) sobre o gênero textual histórias em quadrinhos, com produção final na temática preconceito racial, a partir da perspectiva dos multiletramentos (KALANTZIS, COPE, PINHEIRO, 2020) e de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) em seis oficinas em uma escola estadual após quase total atividade remota no Pibid 2020-2022. Foi um trabalho desenvolvido por meio de pesquisa-ação com abordagem qualitativa descritiva em que associamos as experiências obtidas nesse processo com os estudos de Libâneo (2009) e Paulo Freire (2004). Os estudantes demonstraram criatividade, criticidade e desenvolvimento linguístico em suas produções finais.
Abstract: The Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (Pibid) works in schools located in more economically vulnerable neighborhoods, also contributing significantly to the academic trajectory, as it allows, since the first period of the course, the graduating student's contact with the school environment, which would only occur in the Supervised Internship. Thus, the fear and insecurity that surround many undergraduates, dissipate in the theory-practice relationship, right at the beginning of graduation, preventing evasion and promoting the training of teachers committed to a liberating education. Our objective here is to demonstrate the importance of Pibid in teacher training and, consequently, in the improvement of teaching in basic public schools, through the process of elaboration and execution of a didactic sequence (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004) on the textual genre comics, with a final production on racial prejudice, from the perspective of multiliteracies (KALANTZIS, COPE, PINHEIRO, 2020) and according to the National Common Curricular Base (BRASIL, 2018) in six workshops in a state school after almost total remote activity. Therefore, we associate the experiences obtained in this process with the studies of authors Libâneo (2009) and Paulo Freire (2004). The students demonstrated creativity, criticality and linguistic development in their final productions.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7763
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luzirene Gonçalves dos Santos - Monografia.pdf977.93 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.